Hemoal cancela coleta de sangue no Centro de Maceió

Ascom SesauColeta de sangue

Coleta de sangue

Em virtude de uma pane mecânica na unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), foi cancelada a coleta externa de sangue programada para ocorrer nesta quarta-feira (2), no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió. Isso porque, o ônibus estará impossibilitado de trafegar até a próxima sexta-feira (4), quando estará passando por reparos em uma oficina mecânica especializada.

A direção do Hemoal pede desculpas pelos transtornos causados aos voluntários que já haviam se programado para doar sangue durante a coleta externa desta quarta-feira (2). No entanto, informa que as doações podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, até às 18 horas.

Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar, que está localizado na Avenida Fernandes Lima. A unidade funciona até às 11 horas desta quarta-feira (2) e atende a todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Tivemos este imprevisto, mas a unidade móvel, que tem o objetivo de facilitar o acesso dos alagoanos à doação de sangue, já está em concerto. Até lá, todas as doações devem ser realizadas no Hemoal Trapiche e Farol”, ressaltou a assistente social da unidade, Maria das Graças Padilha.

Critérios para Doação – Para doar sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto aos doadores que desejam realizar novamente o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. A doação de sangue não é permitida para gestantes e lactantes, segundo portaria expedida pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário