Escolas do Cepa ofertam Pronatec pela primeira vez

SEESEE

Três escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) vão oferecer pela primeira vez cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para alunos do Ensino Médio da rede pública estadual. São 1.200 vagas distribuídas nas escolas estaduais José Correia da Silva Titara, Escola Estadual Moreira e Silva e a Escola Afrânio Lages, com matrículas abertas até o próximo dia 11.

Este ano, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai ofertar 7.110 vagas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC) em 33 escolas e centros profissionalizantes da rede pública estadual. O quantitativo de vagas representa um aumento de quase 60% na oferta de cursos em relação a 2013, quando a secretaria disponibilizou 2.924 vagas.

No Cepa, maior complexo educacional do estado, a oferta de cursos profissionalizantes representa uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, conforme explica Márcia Dantas, a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), órgão responsável pela administração das unidades escolares do complexo educacional.

“Muitas vezes o aluno se forma e tem dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. Aqui temos cinco escolas que atendem ao público do Ensino Médio e os cursos Pronatec representam a chance de obter uma formação profissionalizante que será importante na busca pelo primeiro emprego para estes jovens”, avalia Márcia.

Para Helena Barbosa, diretora adjunta da Escola Moreira e Silva, os cursos profissionalizantes também ajudam a combater o abandono escolar. “Por meio do Pronatec, os jovens têm a oportunidade de ingressar no mercado melhor qualificados e não precisarão interromper os estudos do ensino regular em busca de trabalho”, frisa.

Oportunidade – No Cepa, serão ofertados cursos técnicos que contabilizam de 800 a 1.200 horas e cursos FIC cuja carga horária varia de 160 a 240 horas. Os alunos das escolas do complexo educacional terão prioridade para os cursos técnicos, mas estudantes de outras unidades da rede estadual também poderão se inscrever para os cursos FIC no Cepa.

A estudante Jéssica dos Santos já efetuou sua pré-matrícula no curso de higienista de serviço de saúde na Escola José Correia da Silva Titara e está otimista. “O curso será uma oportunidade para que eu me insira no mercado de trabalho”, explica. Já Eugenia Gomes matriculou o filho de 16 anos em curso de técnico de informática da Escola Moreira e Silva. “Ele já tem o curso básico de informática e quer fazer esse para se especializar ainda mais”, conta.

Matrículas- Os estudantes de Ensino Médio da rede estadual interessados em se matricular nos cursos do Pronatec devem procurar as escolas de sua região até o dia 11 de abril para efetuar sua pré-matrícula. Em seguida, de 7 a 14 de abril deverão confirmar a matrícula na mesma escola onde se inscreveram. Podem se inscrever estudantes a partir de 14 anos regularmente matriculados no Ensino Médio. No caso do curso técnico de Enfermagem, é necessário ter acima de 18 anos, conforme exigência do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren).

No ato da pré-matrícula, o candidato deve apresentar sua documentação pessoal- identidade, cpf e comprovante de residência – e comprovante de abertura ou número de conta corrente ou conta poupança da Caixa Econômica Federal. Se o estudante for menor de idade, ele deverá abrir a conta poupança.

As aulas devem começar no final do mês de abril.

Cursos ofertados- Ao todo, serão ofertados 22 cursos profissionalizantes nas escolas do Cepa. Veja abaixo a lista:

Escola José Correia da Silva Titara – 680 vagas

Técnico em logística – 40 vagas
Técnico em multimeios didáticos – 40 vagas
Técnico em segurança do trabalho – 40 vagas
Auxiliar administrativo – 20 vagas
Auxiliar de faturamento – 40 vagas
Operador de supermercado – 40 vagas
Auxiliar de crédito e cobrança – 40 vagas
Auxiliar de farmácia de manipulação – 40 vagas
Cerimonialista e mestre de cerimônia – 40 vagas
Despachante de transporte coletivo – 40 vagas
Higienista de serviço de saúde – 40 vagas
Inglês aplicado a serviços turísticos – 40 vagas
Balconista de farmácia – 40 vagas
Inglês básico – 20 vagas
Inspetor escolar – 40 vagas
Reparador de rede de TV a cabo – 40 vagas
Reparador de rede de TV a cabo e equipamentos telefônicos – 40 vagas
Reparador de sistema de TV digital – 40 vagas

Escola Estadual Moreira e Silva – 200 vagas
Técnico de informática – 100 vagas
Técnico de eventos – 100 vagas

Escola Afrânio Lages – 320 vagas
Técnico em rede de computadores – 160 vagas
Técnico de informática – 160 vagas

Fonte: SEE

Veja Mais

Deixe um comentário