Prefeito e Ministro da Educação visitam creche em construção

Marco Antônio/Secom MaceióMarco Antônio/Secom Maceió

Em sua passagem por Maceió, o ministro da Educação, José Henrique Paim e sua comitiva acompanharam o prefeito Rui Palmeira e a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea na visita às obras da Creche e Pré-Escola Vila Olímpica. A nova unidade, cuja conclusão está prevista para o final do primeiro semestre, foi custeada pelo Ministério da Educação (MEC) e será conduzida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Sabemos da carência por salas de aula e por creches nessa reunião. Esta é uma obra com extrema qualidade que está sendo fiscalizada de perto pela Secretaria de Educação. Estamos trabalhando para garantir um futuro para as crianças. Dentro em breve estaremos aqui inaugurando esse espaço”, destacou Rui Palmeira.

Rui também antecipou que o projeto é ainda maior: “Nosso intuito é construir uma escola de ensino fundamental, uma unidade de saúde, e já temos a Vila Olímpica que vai receber um centro integrado de esporte com recursos garantidos pelo Ministério dos Esporte. Será um grande centro integrado com esporte, educação e saúde para a população do Village Campestre”.

Para a secretária Ana Dayse, além da educação para uma faixa etária que precisa muito, a médio e longo prazo, a região receberá importantes equipamentos sociais: “É tudo que a população precisa, creche, escola, esporte, lazer e saúde. Será um marco da gestão Rui Palmeira, oferecer esse binômio tão importante que é saúde e educação”, destacou.

As obras estão avançadas e os acabamentos seguem a todo o vapor. A creche que vai funcionar ao lado da Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, no Village Campestre, é uma das 20 creches que Maceió vai ganhar, nove delas, deverão ser entregues à população ainda em 2014. Quando concluída, a unidade terá capacidade de atender 220 crianças com idade entre zero e 06 anos.

O ministro José Henrique Paim salientou que é fundamental que o Ministério da Educação acompanhe a execução das obras. “Nós temos uma prioridade de construção de 6 mil creches em todo o País. Aqui em Maceió R$ 28 milhões estão sendo investidos. Nossa esperança é fazer com que essas obras acelerem ainda mais e que mais creches sejam contratadas, afinal o município tem direito e a carência é grande”, afirmou.

Em janeiro deste ano, quando ainda era secretário executivo do MEC, Paim vistoriou as obras da Creche Municipal Tenente Madalena, no bairro da Cambona, que também é fruto da parceria entre município e governo federal. Segundo ele: “Há uma sintonia muito forte entre o MEC, a Prefeitura de Maceió e a Secretaria Municipal de Educação para que a gente possa, à medida que acompanha as obras, ver quais as dificuldades que o município tem para que a gente possa supri-las e fazer com que os projetos sejam executados”.

A visita percorreu os espaços que estão em fase de conclusão. A estrutura, orçada em cerca de R$ 1,3 milhão, contará com pátio, refeitório, salas de aula, sala de professores, laboratório de informática, biblioteca, vestiário, banheiros com louças adaptadas para crianças, secretaria, cozinha, lavanderia, espaço para playground e anfiteatro. O ambiente é amplo e arejado, planejado para oferecer educação de qualidade, acessibilidade e segue o padrão físico do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pró-Infância), do Governo Federal.

O terreno foi uma concessão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O reitor da Ufal, Eurico Lôbo, que também participou da visita, comentou: “Quando a gente pensa em educação, precisa pensar na educação em todos os níveis. Esse equipamento é fruto de uma parceria que a Universidade já tem com a Prefeitura, mas o mais importante é colocar espaços essenciais à disposição das famílias dessa região e investir naquilo que é fundamental, que é a educação”.

Secom Maceió

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário