Funcionários de usina ‘acampam’ no Ministério do Trabalho por salários

Alagoas24horasTrabalhadores da Usina Utinga ocuparam sede do MPT

Trabalhadores da Usina Utinga ocuparam sede do MPT

Cerca de 200 trabalhadores ocuparam na manhã desta quinta-feira (10) a sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) localizado na Avenida Dona Constança, no bairro de Mangabeiras. Os trabalhadores são funcionários da usina Utinga Leão e exigem o pagamento de salários atrasados.

De acordo com lideranças do movimento, a maioria dos agricultores está há vários meses sem receber. “Alguns estão desde janeiro, outros com mais tempo ainda”, informa um dos agricultores. Todos eles são provenientes de municípios do sertão alagoano.

A situação chegou ao insustentável quando, segundo os agricultores, a empresa descontou o Fundo de Garantia do Trabalhador Segurado (FGTS) e o INSS, mas não pagou as parcelas atrasadas.

Outro motivo de reivindicação são as condições precárias de trabalho. “Mesmo com o Equipamento de Proteção Individual [EPI] não dá para trabalhar, as condições são desumanas. Vamos dormir aqui até que isso seja resolvido”, relata um dos agricultores.

De acordo com a assessoria do MPT, cada caso está sendo acompanhado pelo órgão. Em relação aos perigos durante o corte da cana, a assessoria informa que um debate está agendado para o dia 9 de maio e que contará com a presença dos trabalhadores.

Os representantes da usina compareceram ao MPT, mas quiseram falar com a esquipe de reportagem. Segundo os representantes, as questão seriam resolvidas internamente.

Veja Mais

Deixe um comentário