Corpo de Bombeiros adquire equipamento utilizado para desabamentos

CBM/ALCBM/AL

A mais nova aquisição do Corpo de Bombeiros são os conjuntos das almofadas pneumáticas, utilizadas em atividades em que se faça necessária a estabilização ou elevação de cargas de peso elevado, a exemplo de ocorrências de salvamento veicular, desabamentos, resgate submerso e desmoronamento de estruturas colapsadas, podendo em muitos casos substituir a utilização de guinchos.

São três kits que chegaram na sexta-feira (04) e já poderiam ser utilizados na ocorrência de segunda-feira (07) no desabamento de parte de um dos silos da fábrica de alimentos Moinho Motrisa, caso existissem vítimas nos escombros.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos da Taxa de Bombeiros de 2013 e custou ao total R$ 153.499,98. As almofadas pneumáticas provavelmente comporão as viaturas de Auto Comando de Área (ACA) que estão com contrato em execução.

Para o gestor do processo, capitão Alielson Rodrigues, a aquisição das almofadas é importante porque a instituição não dispunha ainda de nenhum equipamento dessa natureza. "O equipamento é de fácil manuseio e será mais uma ferramenta que ajudará o bombeiro a salvar vidas. Dois kits ficarão na capital e um kit em Arapiraca porque são os locais em que mais atendemos ocorrências no Estado", disse.

Ainda segundo o capitão, "a aquisição tem como motivação a atual necessidade do CBMAL em um reaparelhamento no material de Salvamento, a fim de proporcionar melhores condições de empregar seus militares para realizar os atendimentos solicitados, onde o mesmo é fator primordial para eficiência e eficácia das ações e operações de Bombeiros", disse.

ESPECIFICAÇÕES

Cada kit é composto por um conjunto de seis almofadas com capacidades que suportam entre vinte e sessenta toneladas. As almofadas são confeccionadas em fibra de aramida, revestidas em borracha vulcanizada, que operam com pressão entre oito e doze bar, e podem ser usadas de forma conjunta. Além das almofadas, o kit ainda possui a unidade de controle duplo com regulador de pressão de trabalho entre 200 e 300 bar, com três mangueiras de segurança; e dois cilindros de ar comprimido fabricado em aço com capacidade máxima de pressão de 300 bar e nove litros de volume.

Fonte: Ascom CBM/AL

Veja Mais

Deixe um comentário