Vereadores discutem com secretária saídas para greve da Educação

Ascom/CâmaraVereadores discutem com secretária saídas para greve da Educação

Vereadores discutem com secretária saídas para greve da Educação

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Chico Filho (PP), e os vereadores Tereza Nelma (PSDB) e Guilherme Soares (Pros), membros da Comissão de Educação da Câmara, participaram na manhã desta quarta-feira (23) de reunião com a secretária Municipal de Educação Ana Dayse Dorea. Na pauta, a greve dos professores da rede municipal de ensino, decretada no último dia 10.

Os vereadores cobraram da pasta posições sobre as demandas da categoria, a exemplo do pagamento retroativo das progressões por mérito e nível e o benefício do difícil acesso para os técnicos – aprovado pela Câmara e sancionado desde 09 de dezembro de 2013, pela Lei 6.285. A categoria também reivindica a aplicação do percentual de 1,32% da complementação do aumento salarial de 7% já dado pela Prefeitura, igualando ao piso nacional.

Ana Dayse explicou aos vereadores que o que falta ser definido é a implantação do 1/3 hora-atividade, que já vem sendo tratado por uma comissão e que, conforme alinhado em reunião com o Sinteal, as simulações de aplicação deste benefício devem ser apresentadas até o próximo dia 30 de abril. “Nosso maior impasse foi a deflagração da greve com as demandas em andamento. Reforço que o pedido dos professores é justo, entretanto também percebo que foi precipitada a greve, haja vista que estamos agindo conforme acordados e nos prazos definidos”, afirmou a secretária

Chico Filho disse os vereadores estão preocupados com o movimento grevista. “Eu e os vereadores Tereza Nelma e Guilherme Soares, membros da Comissão de Educação da Câmara, participamos dessa importante reunião com a secretária Ana Dayse e nos colocamos à disposição para atuar como interlocutores no processo", afirmou, lembrando que um dos pleitos da categoria, a gratificação de difícil acesso foi aprovada pela Câmara, restando apenas o pagamento do valor retroativo a janeiro.

A vereadora e presidente da Comissão de Educação, Tereza Nelma, pediu agilidade no retorno para que a greve rapidamente acabe. O vereador e vice-presidente da Comissão de Educação, Guilherme Soares, o interesse é encontrar um ponto de equilíbrio. “O professor é um profissional que precisa de reconhecimento e estimulo”, destacaram os vereadores.

Os parlamentares se comprometeram a buscar informações junto ao secretário de Administração do município, Carlos Junior Spegiorin Silveira, e ao procurador-geral do município, Ricardo Wanderley, já que segundo a secretária Ana Dayse, a definição de algumas reivindicações depende de respostas desses órgãos.
Ao final do encontro, a secretária Ana Dayse reforçou a importância da Câmara no processo, principalmente porque as pautas chegarão à Casa de Mário Guimarães. “Os vereadores são mediadores dessas relações e há situações, como esta da greve, que precisamos do apoio e intervenção da Câmara”, afirmou a secretária Ana Dayse.

Fonte: Ascom/Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário