IMA participa de reunião sobre a caatinga

Um encontro realizado durante todo o dia de hoje (13), no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na cidade de Salvador (BA), reúne representantes do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Piauí e Minas Gerais, para discutir a atualização das áreas prioritárias da caatinga.

O coordenador de acordos e convênios, Afrânio Menezes, e o diretor de Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Alex Nazário, representam o órgão e o estado na discussão.

O evento pretende promover o envolvimento dos estados no processo de atualização das áreas prioritárias do bioma. Para isto serão feitos a complementação da avaliação dos impactos do processo definido em um encontro anterior, os ajustes da metodologia de atualização das áreas prioritárias da caatinga e a definição das estratégias para obtenção e disponibilização de dados dos estados e outros parceiros estratégicos que serão utilizados para subsidiar o processo.

De acordo com o coordenador de convênios do IMA, Afrânio Menezes, um exemplo prático de resultados obtidos por conta deste encontro é a criação de Unidades de Conservação (UCs). “A primeira reunião ocorreu em Petrolina em 2012. Depois disso, nós já firmamos um acordo de cooperação técnica com a Codevasf e já criamos o Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre, que fica na cidade de Água Branca”, contou.

Outros processos de criação de UCs na região da caatinga alagoana estão em andamento e devem, inclusive, ser discutidos neste encontro que servirá para avaliar os resultados obtidos e traçar metas para os próximos meses, visando assegurar a preservação do bioma genuinamente brasileiro.

Fonte: IMA

Veja Mais

Deixe um comentário