Flamengo precisa aumentar o aproveitamento de pontos para não ser rebaixado

Pedro Teixeira / Extra / Agência O GloboCom desempenho de apenas 21,2% no campeonato, o time do Flamengo virou alvo de críticas e ofensas da torcida

Com desempenho de apenas 21,2% no campeonato, o time do Flamengo virou alvo de críticas e ofensas da torcida

Normalmente, o matemático Tristão Garcia só entra em ação a partir do segundo turno. Mas, diante de uma crise nada normal que assola o rubro-negro já no início do campeonato, ele recorreu aos números com antecedência. O resultado de seus cálculos constata o que todos já sentiam — a situação do rubro-negro é preocupante —, mas também traz esperanças.

— A situação do Flamengo não é de desespero ainda. Mas ela é muito chata — disse Tristão.

Chato, no caso, é o fato de o time precisar conquistar 50% dos pontos que ainda estão em jogo, mais do que o dobro do que fez até agora (tem aproveitamento de 21,2%). Com apenas sete pontos, o Rubro-negro corre atrás de pelo menos mais 40 para não terminar o ano rebaixado.

— Isso equivaleria a dizer que, nas próximas 27 rodadas, o time pode ganhar um jogo e perder o outro até o fim do campeonato. Ou ganhar um a cada três empates.

Se, por um lado, o fundo do poço ainda não foi alcançado, ao contrário do que pensam os mais pessimistas; por outro, é bom os otimistas não se empolgarem. Em apenas 11 rodadas, o time conseguiu acabar com qualquer chance de sucesso no Brasileiro.

— O que o Flamengo fez até agora foi jogar fora qualquer chance de título e Libertadores. Em 11 rodadas já ter condenado o seu campeonato é algo muito triste para um time grande como ele. Mas rebaixamento mesmo é um campeonato que só começa no segundo turno.

Para implodir tão cedo qualquer sonho o Flamengo foi longe. Fez a sua pior largada em 11 anos de Brasileiro nos pontos corridos. Até hoje, o pior desempenho do time após a 11ª rodada havia sido em 2004, quando somou oito pontos, um a mais do que agora. Na época, ocupava o 22º lugar de uma tabela que tinha 24 clubes.

O ano não foi fácil. Aos trancos e barrancos, o clube terminou em 17º e escapou da degola. Situação semelhante ocorreu no ano seguinte, quando somou nove pontos em 11 rodadas e só escapou da queda na última partida.

Fonte: Extra Online

Veja Mais

Deixe um comentário