Greve da Educação será decidida após audiência no TJ

SintealGreve da Educação será decidida após audiência no TJ

Greve da Educação será decidida após audiência no TJ

Os trabalhadores em Educação de Maceió irão aguardar a audiência de conciliação marcada para esta quarta-feira, 6, para definir se encerram a paralisação na rede municipal de ensino. Isso porque na assembleia realizada hoje, o Sinteal garantiu que só recebeu a ação declaratória de ilegalidade da greve, ontem.

A presidente do Sinteal, Consuelo Correia, explica que o prazo para voltar às atividades termina amanhã, justamente no dia da audiência com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), até lá os professores permanecerão em greve.

Os professores voltarão a se reunir em assembleia, às 15 horas desta quarta-feira, onde irão transmitir as decisões tomadas na audiência, que contará com a presença de representantes do Ministério Público e Procuradoria Geral do Município.

Reivindicações

Os professores cobram a incorporação do percentual que resta do reajuste prometido para este ano, calculado em 1,32%. Segundo o sindicato, o acordado foi de 8,32%, sendo que 7% já foram pagos em março, retroativos a janeiro.

Prejuízos

A greve resultou no fechamento de aproximadamente 70% das escolas públicas do município e mobilizou cerca de 3 mil professores. Se por um lado, os números são comemorados pelo Sinteal, que aposta da união da categoria para conquistar o pleito, por outro, deixa os pais de alunos revoltados.

Os pais alegam que as greves na rede pública além de atrasarem o ano letivo, mudam a rotina de muitas famílias, como a Silvia Maria da Silva, diarista, que não tem com quem deixar os filhos para ir trabalhar. Ela explica que nesses dias em greve deixou de fazer suas faxinas habituais e consequentemente de ganhar dinheiro porque não podia deixar as crianças sozinhas em casa.

"Espero que essa greve termine logo, caso contrário, meus filhos correm o risco de perderem o ano e ainda comprometer nosso orçamento", desabafou.

Veja Mais

Deixe um comentário