Profissionais são treinados para tratar pacientes com diabetes

Ascom/SesauProfissionais são treinados para tratar pacientes com diabetes

Profissionais são treinados para tratar pacientes com diabetes

Para contribuir na prevenção e tratamento adequado de doenças crônicas, a exemplo do diabetes, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza o Seminário de Atenção às Doenças Crônicas. A iniciativa acontece no auditório do Hotel Marinas, na Jatiúca, e prossegue até esta sexta-feira (15).

A ação é destinada a médicos e enfermeiros da Atenção Básica de municípios que compõem a 7ª, 8ª e 9ª regiões de saúde. Eles participam de capacitações sobre as políticas nacionais, manejos clínicos e novos sistemas de gerenciamento, de forma integrada, reunindo as áreas de Condições Crônicas, Saúde do Idoso e Saúde do Homem.

De acordo com a endocrinologista Luciane Gama, a proposta da oficina sobre o manejo clínico de diabetes é informar os profissionais que atuam na Atenção Básica os procedimentos que podem e devem ser realizados com os pacientes diabéticos para evitar o encaminhamento desnecessário para a atenção especializada.

“Primeiramente é preciso educar o paciente sobre a mudança de hábito alimentar e de vida”, alertou. Segundo a endocrinologista, a adesão correta ao tratamento pode evitar amputação, hemodiálise e cegueira. Ela informou também que é preciso uma orientação terapêutica apropriada para evitar, por exemplo, o pé diabético – uma doença que pode ser evitada.

A atenção especializada é indicada quando o paciente já passou por orientações e continua descompensado. “Nesses casos, o paciente deve ser encaminhado o mais rápido possível para a atenção especializada, principalmente quando estiver com lesão renal ou mesmo ferimentos que há tempos não cicatriza”, descreveu.

Programação – Na quarta-feira (13), as discussões foram sobre temas relacionados à Saúde do Idoso. Nesta quinta-feira (14), as capacitações foram voltadas às temáticas das condições crônicas, com assuntos que abordam sobre diabetes, pé diabético e alimentação saudável. Já na sexta-feira (15), a Saúde do Homem dá ênfase ao manejo clínico da hipertensão e a saúde na Atenção Básica.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário