Brincadeiras, corre corre e muita diversão. O sábado foi bastante movimentado na Escola Municipal Sérgio Luiz Pessoa Braga. Durante todo o dia, a Prefeitura de Maceió, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semel) e de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) participou de uma ação comunitária voltada para os moradores do bairro Chã da Jaqueira e adjacências.
“A gestão municipal tem levado diversas ações aos bairros, atuando próximo às comunidades. A Semel tem marcado presença levando atividades de esporte e lazer. Entendemos que o esporte é mais do que fonte de saúde e qualidade de vida, ele pode ser um instrumento de cidadania. Nosso objetivo é estimular hábitos saudáveis e fazer com que as crianças se descubram e passem a gostar da prática esportiva”, salientou o secretário da Semel, Antônio Moura.
Opções de diversão não faltaram: recreação, mini-futebol, pilates infantil, dança, bambolê e corda foram algumas das atividades oferecidas pela Semel. O pequeno Gabriel Firmino, de 9 anos, era um dos mais animados. No intervalo da partida de mini-futebol, o goleiro do time vermelho comentou: “Moro no Mutirão, mas soube que hoje ia ter brincadeiras aqui e vim cedinho. Tá muito bom. Já agarrei muito e vou jogar bastante”, disse.
Dando uma pausa no futebol, Gabriel correu para participar da programação oferecida por outra secretaria, a Sempma. Por meio do projeto Parque na Escola, a equipe do Meio Ambiente levou uma exposição mostrando plantas, animais, dicas de reciclagem e um pouco do que é o Parque Municipal de Maceió.
No estande, Gabriel estava atento às dicas dos educadores ambientais da Sempma. Embora tenha achado o nome da plantinha difícil de pronunciar, ele prometeu cuidar direitinho da sua muda de Ixória.
“Estamos presentes em mais esta ação de forte cunho social que a Prefeitura participa. Trouxemos o Parque para que as crianças e pessoas de todas as idades o conheçam. Este é mais um reforço das nossas atividades voltadas para a educação ambiental. O Parque na Escola é uma iniciativa itinerante que vem dado bons resultados”, salientou o coordenador-geral do Parque, Fábio Palmeira.
Se dentro da Escola a população recebia os serviços, do lado de fora, equipes da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), num total de mais de 40 garis, trabalhavam no mutirão de limpeza das ruas do bairro.