Secretários de Saúde de Alagoas e de Maceió se reúnem para discutir parceria

Ascom SesauAscom Sesau

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, recebeu, na tarde desta segunda-feira (7), a visita do recém-empossado secretário de Saúde de Maceió, João Marcelo Lyra, para discutir uma parceria entre as pastas. A ideia é integrar os órgãos responsáveis pelas saúdes estadual e municipal com o objetivo de melhorar o atendimento à população maceioense.

Na ocasião, foram discutidas questões em diversas áreas, como Atenção à Saúde; Gestão e Participação Social; Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria dos serviços e Vigilância em Saúde. Os tópicos foram abordados pelos superintendentes da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau).

Um dos principais pontos foi a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na capital. Os dois primeiros postos ficarão localizados no Benedito Bentes e na Ponta Grossa e já possuem recursos disponíveis – faltando apenas a doação dos terrenos pela prefeitura. Segundo o secretário municipal, a liberação será agilizada para início das obras que serão realizadas pelo Estado.

A assistência materno-infantil também foi debatida durante a reunião. De acordo com João Marcelo Lyra, a gestão recém-empossada está visitando as maternidades e outras unidades hospitalares para ver as condições e a atual demanda. Ele destacou que 20 leitos devem começar a funcionar ainda este mês no Hospital do Açúcar para atender às gestantes.

O gestor também anunciou a reforma completa do Posto de Atendimento Médico (PAM) Salgadinho, o que deve auxiliar na demanda do Hospital Geral do Estado (HGE). “Cerca de 80% dos aparelhos de ar-condicionado está quebrado e as caixas d’água não eram limpas há dez anos. Vamos reformar tudo, o que será uma solução em médio prazo. Em curto prazo vamos colocar nosso tomógrafo no Hospital Universitário, o que vai ajudar o HGE”, afirmou João Marcelo Lyra.

Para o secretário Alexandre Toledo, a parceria trará um grande ganho tanto para as pastas como para a população alagoana. “Não temos nem como mensurar isso. O estreitamento do Governo de Alagoas com o gestor da maior região de Saúde é importantíssimo, principalmente com o respaldo da gestão municipal. Isso trará muitos ganhos para o Estado”, expôs.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário