Técnicos da Diretoria de Unidades de Conservação (Diruc) do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e funcionários da equipe de gestão ambiental das obras de duplicação e revitalização da BR-101 no Nordeste percorreram, ontem (10), o trecho da rodovia federal que passará pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici.
Segundo Ykson Tenório, chefe da Unidade de Conservação (UC), o intuito do trabalho foi percorrer o perímetro para registrar as coordenadas geográficas dos pontos da BR-101 dentro da APA de Murici. “De acordo com o projeto da duplicação, as obras se estenderão do município de Novo Lino até Porto Real do Colégio. Mas, só cortarão a APA de Murici nos municípios de Novo Lino, Joaquim Gomes, Flexeiras e Messias”, explicou.
Com os dados das coordenadas geográficas em mãos, a gerência de geoprocessamento do IMA elaborará um mapa que deverá auxiliar os trabalhos do Instituto e orientar os do consórcio responsável pela gestão ambiental da duplicação e revitalização da rodovia. “Ainda essa semana o mapa será entregue ao consórcio e, em contrapartida, cobraremos da equipe relatórios, como por exemplo, de afugentamento e resgate da fauna, da vegetação suprimida. Além disso, uma equipe multidisciplinar do IMA vai definir as medidas compensatórias”, disse o chefe da APA de Murici.
APA de Murici
A UC tem área de 116.100 de hectares e abrange 10 municípios: Murici, União dos Palmares, São José da Laje, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Joaquim Gomes, Messias, Branquinha e Flexeiras. Ela foi criada pela Lei nº 5.907/1997, com o objetivo de preservar as características dos ambientes naturais e o ordenamento da ocupação e do uso do solo.