Sescoop Alagoas promove I Feira do Cooperativismo

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Alagoas (Sescoop-Al), em parceria com 6 cooperativas de agricultores promove nos dias 11, 12 e 13 de abril, a I FEIRA DO COOPERATIVISMO – “Produtos da Roça”,.

Produtos como manga, laranja, abacate, coco, macaxeira, batata doce e algumas verduras e hortaliças, vão poder ser compradas durante os 3 dias de feira pelos consumidores. Todos os produtos sem agrotóxicos. Uma estrutura será montada no estacionamento da Igreja Batista do Pinheiro, localizada na rua Miguel Palmeira, 1300, no bairro do Pinheiro.

A iniciativa faz parte de várias ações criadas pelo CIC – Comitê da Inovação do Cooperativismo. De acordo com a coordenadora do Comitê, que também é uma cooperada da Uniodonto Maceió, Vânia Cruz, a ideia surgiu depois de uma reunião com o Professor Antônio Carlos Costa, que é consultor do Sescoop-Al . “Depois de uma análise sobre a realidade de várias cooperativas alagoanas, resolvemos colocar em prática essa primeira ação, para ajudar estas cooperativas de agricultores a vender o que é produtivo”. Declarou Vânia.

Algumas cooperativas que vão estar na feira como a Pacas de Produtores Rurais (PACAS) e a Cooperativa de produtores rurais da Zona da Mata (Coopemata), têm dificuldades em vender o que é produzido pelos associados. Além disso, não dispõem de espaço na feira livre de Murici e nem convênios com algumas prefeituras para a merenda escolar. Alguns produtos acabam se perdendo por falta de comprador. É o que afirma o presidente da PACAS, Paulo Antônio da Silva. “ Essa feira do Cooperativismo em Maceió, é uma ótima idéia. Uma forma de adquirir recursos, vendendo e divulgando nossos produtos”. Destacou Paulo

A feira vai acontecer na segunda semana de cada mês. A próxima já esta programada para os dias 8 a 11 de maio, no mesmo local.

CIC

A feira, foi idealizada pelo Comitê da Inovação do Cooperativismo (CIC), criado durante uma visita técnica de cooperativas alagoanas em 2012 ao município de São Roque de Minas-MG. O objetivo é uma ação intercooperativista, ou seja, uma cooperativa ajudar a outra.

Uma vez por mês, na sede da OCB/SESCOOP-AL acontece uma reunião com os coordenadores do CIC, para discutir ações a serem desenvolvidas e analisar quais as cooperativas que mais precisam de apoio no momento. Qualquer representante das cooperativas registradas da OCB-AL, pode participar da Comissão de Inovação do Cooperativismo.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário