SesauSesau

Para melhorar a saúde e a qualidade de vida de crianças e mães pós-parto, no período de 24 a 30 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde, disponibilizará a suplementação de vitamina A para as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade nos municípios. A vitamina A também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.

“A administração da vitamina A é feita via oral e pode ser conseguida em todas as unidades básicas de saúde de Alagoas. Ela é extremamente importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, agindo inclusive na prevenção da diarreia”, orienta a nutricionista do Programa Saúde da Criança”, Amália Alencar, informando que a vitamina A não tem efeito colateral e que o Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A foi instituído em 2005, com o objetivo de reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças.

Cobertura em Alagoas – De acordo com dados do Programa de Saúde da Criança da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), entre janeiro e julho deste ano, foram ministradas 22.418 doses em crianças de seis a 11 meses e 84.615 em crianças de seis até quatro anos e 11 meses. “Alagoas se encontra dentro da meta nacional de cobertura, o que evidencia o trabalho da Sesau em garantir o bem estar das crianças alagoanas”, disse Amália Alencar.

A vitamina A também auxilia no bom desenvolvimento ósseo, ajuda na proteção da pele, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, favorece o desenvolvimento normal dos dentes, para a conservação do esmalte dentário e manutenção do bom estado do cabelo. As principais fontes de vitamina A na alimentação são mamão papaya, manga, cenoura, acerola, goiaba, melão, pitanga, tomate, agrião, alface lisa, brócolis cozido, espinafre, couve, rúcula.

Veja Mais

Deixe um comentário