Renan comemora certificação de Alagoas como área livre da aftosa

Marcos CésarRenan comemora certificação de Alagoas como área livre da aftosa

Renan comemora certificação de Alagoas como área livre da aftosa

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), considerou como uma grande vitória para os criadores alagoanos, a declaração de zona livre da aftosa assinada na manhã desta sexta-feira, 6, pelo ministro da Agricultura, Antônio Andrade, em solenidade realizada no Parque da Pecuária, em Maceió. O ato solene contou com a presença do governador Teotonio Vilela Filho e representantes de entidades ligadas à agricultura e à pecuária no Estado.

“É muito importante que depois de anos da dedicação de todos os governos, especialmente do governador Teotonio Vilela, dos órgãos mais ligados à agricultura, de vários ministros, especialmente do ministro Antonio Andrade, que é do nosso partido, o PMDB, que Alagoas e mais oito estados do País sejam declarados zona livre da aftosa com vacinação”, afirmou Renan, em entrevistas à imprensa alagoana, momentos antes do início oficial da solenidade.

Para o presidente do Senado, a conquista do status de zona livre da aftosa é muito importante. “Ela qualifica o Estado e facilita a inserção do plantel nos outros estados do Brasil. Alagoas, como todos sabem, tem um gado de qualidade, de exportação; tem um grande rebanho e é muito importante que todos nós da bancada federal, senadores e deputados, tenhamos trabalhado muito durante esse tempo para que essa declaração acontecesse”, comemorou.

Renan ressaltou que na noite de quinta-feira teve uma conversa com o ministro Antonio Andrade, a quem agradeceu pelo empenho para que o estado de Alagoas alcançasse o status de zona livre com vacinação. “Esse é o primeiro passo, mas que teria de acontecer, por isso precisa ser bastante comemorado. Todos nós da bancada federal, quer seja deputado, quer seja senador da República, tivemos uma grande participação para que isso acontecesse”, reforçou Renan.

“Houve um esforço de todos para que esse grande dia para a pecuária alagoana acontecesse. E isso significa ainda a abertura de mercado, a inserção do plantel de Alagoas em outros estados do País. Os produtores de Alagoas ganham muito com isso”, concluiu o presidente do Senado. Além de Alagoas, conquistaram a certificação os estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

O status de zona livre da aftosa abre ainda novas alternativas de comercialização para mais de 35 mil criadores alagoanos que têm, hoje, um rebanho com mais de 1,2 milhão de cabeças. A zona livre traz benefícios, portanto, para parcela significativa da economia do Estado. Ainda na solenidade foi emitida a primeira GTA eletrônica de Alagoas. O documento será emitido no nome do criador Celso Barros Correia Filho, do criatório Nelore Barros Correia.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário