Palmeiras aproveita ‘rodada perfeita’, vence o ASA e amplia vantagem

Globo.comLeandro Campos

Leandro Campos

Sem muita dificuldade, o Palmeiras fez o necessário para vencer o ASA por 3 a 0 na noite desta terça-feira, no estádio do Pacaembu, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, e manter firme a caminhada rumo ao acesso para a elite do futebol nacional. De quebra, o Verdão ainda conseguiu ampliar sua folga na ponta da tabela. Com as derrotas da Chapecoense e do Paraná Clube, os dois rivais mais próximos, a equipe do técnico Gilson Kleina soma agora 48 pontos, cinco a mais que os catarinenses, e já tem 15 de vantagem para o América-MG, hoje quinto colocado e primeiro time fora da zona de classificação para a Série A.

Artilheiro do Palmeiras no torneio, Alan Kardec foi de vilão a herói em dois minutos. Na primeira etapa, o atacante perdeu pênalti, mas conseguiu se redimir na jogada seguinte, quando bateu de fora da área no canto direito sem chances para Gilson. No segundo tempo, Wesley e Serginho, com boas participações de Kardec nos dois lances, completaram o placar. O resultado mantém o ASA ameaçado pela zona de rebaixamento, com 23 pontos e apenas um a mais que o São Caetano, primeiro integrante do grupo da degola.

Na próxima rodada da Segundona, o Palmeiras viaja para Belo Horizonte para enfrentar o América-MG, às 16h20m (horário de Brasília), no Independência. Um dia antes, na sexta-feira, o ASA recebe o Joinville em Arapiraca (AL), às 19h30m.

Com meio de campo sem magia, Verdão sofre

Com Valdivia no banco, poupado, o técnico Gilson Kleina resolveu manter a formação ofensiva que deu certo na última rodada, quando o Verdão venceu o Atlético-GO fora de casa. Com Leandro, Vinicius e Kardec no comando do ataque, o novo Palmeiras deu as caras logo aos três minutos. Após desarme de Wesley, o volante puxou contra-ataque e passou para Kardec na direita. De primeira, o atacante completou para o meio da área, mas Leandro e Vinicius não conseguiram completar para o gol.

Se a movimentação do trio no ataque agradou, dois problemas voltaram a atormentar os quase dez mil palmeirenses que foram ao Pacaembu na noite desta terça-feira: a fraca produtividade da armação – com atuação apagada de Felipe Menezes – e os vacilos do sistema de marcação. Em um desses apagões, o ASA quase abriu o marcador. Aos dez minutos, Vilson furou na direita e permitiu contra-ataque aos visitantes. Na sequência da jogada, Lúcio Maranhão cabeceou por cima e desperdiçou grande oportunidade.

Único armador do Palmeiras em campo na primeira etapa, Felipe Menezes só foi notado em dois lances. Aos 20, fez jogada na linha de fundo e cruzou para Kardec, que arrematou longe do gol. Dois minutos mais tarde, o meia arriscou de fora da área e obrigou Gilson a espalmar.

Com o setor em baixa produtividade, o Verdão teve de recorrer aos constantes avanços de Wesley, Márcio Araújo e até do zagueiro Vilson. Em uma dessas arrancadas, Márcio Araújo fez fila na defesa alvinegra e foi parado com falta por Gilson. Pênalti para o Palmeiras. Na cobrança, Kardec repetiu a batida do último sábado, mas desta vez parou no arqueiro do ASA. Por sorte dos mandantes, não deu tempo nem para lamentar o erro. Aos 36, o atacante girou sobre a marcação e bateu de fora da área, no mesmo canto direito. Gol e vantagem palmeirense no intervalo.

De artilheiro, Kardec vira garçom

O torcedor que foi ao Pacaembu nesta terça-feira teve a certeza da vitória logo aos quatro minutos do segundo tempo. Após boa tabela entre Wendel e Kardec pela esquerda, o volante improvisado na lateral invadiu a grande área e rolou para Wesley, que, livre de marcação, só teve o trabalho empurrar para o gol e abrir 2 a 0 no placar a favor do Verdão.

A vantagem fez o Palmeiras se acomodar na partida. Diante de um adversário com visíveis limitações técnicas, os alviverdes souberam administrar a vantagem no marcador. A folga, porém, foi confundida com falta de motivação em algumas jogadas.

Para mudar a postura do time, Kleina resolveu mexer com o ânimo dos palmeirenses e abriu mão do descanso ao chileno Valdivia. Aos 20 minutos, o treinador chamou o meia para conversar e promoveu alteração na equipe, na vaga de Felipe Menezes, para delírio dos torcedores presentes no Pacaembu.

Em ritmo de treino, o Verdão chegou ao terceiro gol aos 34 minutos. Kardec, à la Mago, deu lindo passe para Serginho. O jovem, que havia entrado no lugar de Vinicius momentos antes, só tirou de Gilson na saída do goleiro do ASA para fazer 3 a 0. E quase deu tempo para Valdivia deixar o dele. Após arrancada de Vilson, o chileno viu o goleiro rival adiantado e tentou por cobertura, a bola caprichosamente tocou no travessão e saiu. Tranquila vitória palmeirense e festa no Pacaembu de uma torcida que vê cada vez mais perto o retorno para a Série A do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário