Uma sessão solene realizada na Assembleia Legislativa Estadual, na manhã desta sexta-feira, 13, homenageou os 80 anos do Sindicato dos Bancários de Alagoas. A sessão foi de autoria do deputado Ronaldo Medeiros e contou com a presença de diretores da entidade, deputados e integrantes da sociedade civil. O deputado Ronaldo Medeiros (PT), que presidiu a sessão, ressaltou a importância da categoria bancária para muitas conquistas sociais dos alagoanos e disse que os bancários precisam de qualidade de vida, devido ao ritmo que é imposto na rotina de trabalho.
“Para mim é um prazer ter requerido a sessão em comemoração aos 80 anos do Sindicato dos Bancários: foi uma forma de a Assembleia Legislativa agradecer à categoria, pelo o que tem feito em benefício da sociedade alagoana ao longo de sua história”, ressaltou. O parlamentar também fez um resgate das lutas sindicais e disse que a entidade dos bancários é uma das mais representativas da sociedade, “responsável por transformações que o Brasil passou, tendo participado ao longo desses anos de várias conquistas da sociedade alagoana”, argumentou.
Medeiros destacou ainda que não poderia deixar de fazer essa homenagem, já que acompanha o desempenho da entidade ao longo dos anos. “Os bancários são uma categoria que vem sendo reduzida por conta da automação, que tem como consequência a redução dos quadros funcionais nas agências bancárias”, disse ele.
O presidente do Sindicato dos Bancários, Jairo França, agradeceu à presidência da Casa de Tavares Bastos e ao deputado Ronaldo Medeiros pela realização da sessão e ressaltou a importância da solenidade ter sido feita na ALE, “onde são tomadas as decisões importantes para a sociedade alagoana”. Jairo França pontuou que foi a oportunidade de se resgatar a história do Sindicato e que a diretoria se sente honrada pela homenagem. O presidente também elencou todas as lutas histórias das quais a entidade que preside foi participante.
“O deputado Ronaldo Medeiros já acompanha o SeebAL há muitos anos e já tivemos a oportunidade de participar de outras sessões promovidas por ele, desde já ficamos gratos”, disse Jairo.
O deputado Judson Cabral disse que o Sindicato dos Bancários escreve uma página importante do sindicalismo alagoano e que sempre esteve de portas abertas para acolher os movimentos sociais do Estado. “O sindicato trava muitas batalhas e consegue avançar junto com os movimentos sociais”, disse Cabral.
E para comemorar o aniversário de 80 anos o Sindicato preparou um mês de comemorações e nesta sexta-feira vai homenagear os ex-presidentes, com uma exposição fotográfica e de arte, regadas a música, no Espaço Cultural da categoria, na Rua Barão de Atalaia.
Participaram da sessão especial: diretores da entidade; os deputados Ronaldo Medeiros e Judson Cabral (PT); o ex-presidente do Sindicato, José Roberto Mendes do Amaral, funcionário aposentado do Banco do Brasil; o superintendente do Banco do Nordeste, Antônio César Santana; Herbert Buenos Aires, da Caixa Econômica; Daniel Nunes, da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OABAL); o deputado federal Paulo Fernando dos Santos (Paulão-PT) e Amélia Fernandes, presidente da Central Única dos Trabalhadores.