CORA: Mudança no sistema vai agilizar consultas de retorno

Secom MaceióSecom Maceió

O Complexo Regulador de Maceió (CORA) estará agregando, a partir de 1º de outubro, uma nova ferramenta ao Sistema Regulador do município (Sisreg) com a finalidade de assegurar aos usuários do Sistema Único de Saúde, durante um prazo de 60 dias, a garantia de suas consultas de retorno com o médico da especialidade necessária a cada caso. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde pretende acabar com a demora existente no agendamento das consultas de retorno, motivo de uma das principais queixas dos usuários.

De acordo com a equipe de supervisão do CORA – composta pelos técnicos Raquel Cavalcante, Gustavo Ribeiro e Leandro Moreira – a inclusão da ferramenta “retorno” no sistema de agendamento irá proporcionar uma maior organização das consultas de especialidades, resultando no ordenamento do fluxo dessa demanda em consonância com a oferta de serviços.

“Implementamos um novo mecanismo para aperfeiçoar o sistema de regulação, promovendo, com isso, a integralidade do sistema e a otimização dos serviços, que vão refletir diretamente no atendimento da população. Não estamos criando novas vagas, mas sim garantindo resolutividade e eficiência ao que já está disponível na rede pública de saúde”, frisa Gustavo Ribeiro.

A nova ferramenta será implantada no Sisreg no dia 1º, mas sua efetividade só deverá ser percebida no início da segunda quinzena de outubro, de acordo com a programação do sistema. A equipe de supervisão explica que, a partir de agora, as consultas de retorno serão marcadas pela mesma unidade que solicitar a primeira consulta com o especialista para o usuário, evitando que o paciente tenha que aguardar muito tempo ou procurar unidades distantes do seu domicílio para marcar a volta ao médico e a entrega de seus exames.

“O sistema garantirá um prazo de 60 dias para que esse retorno seja marcado, tempo considerado suficiente para cobrir a realização e o recebimento dos exames que forem necessários”, afirma Leandro Moreira.

Praticamente todas as unidades que fazem uso do Sisreg para o agendamento de consultas passarão a utilizar a nova ferramenta. Ficaram de fora da desta nova regra, porém, as unidades que realizam atendimento diferenciado como a Associação dos Deficiente Físicos de Alagoas (Adefal), a Sociedade Pestalozzi, a Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), o Centro de Oftalmo e Otorrino e o Lar Francisco de Assis, que continuarão a manter o agendamento do seu público específico da forma que é feito atualmente.

Resultado dos estudos e análises realizados pela equipe sobre o fluxo do agendamento, o novo mecanismo está sendo considerado um grande avanço para tornar o sistema mais eficiente, assegurando o atendimento especializado em saúde esperado pela população.

“Essa é a primeira ferramenta de uma série de medidas que serão adotadas para ordenar todo o sistema, possibilitando novas iniciativas, como a implantação da lista de espera de especialidades, que visa especialmente agilizar o atendimento ao usuário”, ressalta Raquel Cavalcante.

Fonte: Cássia Oliveira – Ascom SMS

Veja Mais

Deixe um comentário