Criadores de Nelore apostam em cuidados para fortalecer a raça

Os Irmãos Barros Correia (IBC) possuem, há 34 anos, a tradição em criar e comercializar gado Nelore PO de qualidade em Alagoas. Referência no mercado alagoano e nacional, a genética dos animais da Fazenda Recanto é resultado de grande estudo e dedicação de seus criadores.

Uma das medidas adotadas para garantir esse sucesso é o cuidado com os touros. Todos os anos, técnicos especializados realizam avaliações nutricionais, estudos de cruzamentos, análises de sanidade e de estrutura externa do animal, entre outros itens, para oferecer ao criador uma raça que se adapte em qualquer ambiente e traga bons resultados. Todos os animais da Fazenda Recanto são avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético dos Zebuínos (PMGZ), que proporciona melhor fertilidade do rebanho e aumento de lucratividade do criador.

Entre os cuidados, está o casqueamento dos touros – técnica de raspagem dos cascos, que tem o objetivo de corrigir a estrutura física do animal e evitar doenças nos membros. O procedimento foi realizado nesta segunda e terça-feira (30 de setembro e 1º de outubro) pelo podólogo Zé Gancho, especialista internacional em casqueamento de animais. O trabalho faz parte de uma série de atividades de preparação do gado para o 12º Leilão Nelore Barros Correia, que acontece no dia 26 de outubro, durante a 63ª Expoagro.

De acordo com Celso Barros Correia, promotor do leilão, a técnica de casqueamento é fator fundamental para uma boa exibição dos animais durante o remate. “Após analisar a aprumação dos animais, para verificar se possuíam algum desvio de postura, o técnico realizou a aparação de cascos e fez seus devidos acabamentos. E buscamos um especialista de referência, o Zé Gancho, que atua no Brasil e também na Bolívia”, frisou Celso.

O criador também comentou que o casqueamento é um dos itens que precisam ser analisados para que o remate obtenha sucesso. “Analisamos uma série de detalhes que fazer parte de um protocolo a ser cumprido para o leilão, a exemplo do casqueamento. Precisamos manter uma assistência durante todo o ano para apresentar o gado em boas condições”, comentou.

Fonte: BCCOM

Veja Mais

Deixe um comentário