Os laboratórios municipais de Maragogi, Pariconha, Pão de Açúcar, Flexeiras e Joaquim Gomes serão beneficiados com equipamento semi-automatizado para a realização de exames bioquímicos. O novo aparelho é responsável por fazer exames laboratoriais nas gestantes, além de exames complementares de doenças de notificação compulsória. Na ocasião, serão entregues kits, compostos de cilindro de oxigênio e ambur, para suporte no tratamento das gestantes com sífilis.
A solenidade para entrega dos equipamentos será realizada na quinta-feira (3), às 10 horas, na sede do Laboratório Central de Alagoas (Lacen), no bairro Jatiúca, em Maceió. A cerimônia irá contar com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas e da diretora do Lacen/AL, Telma Pinheiro.
“O investimento garante a melhoria do serviço oferecido nos laboratórios que, por meio da estratégia da Rede Cegonha, visa qualificar o pré-natal realizado nos municípios, evitando que as gestantes tenham de se deslocar de suas cidades”, esclareceu Telma Machado, diretora do Laboratório Central de Alagoas.
Combate à dengue – Ainda durante o evento, serão entregues os 62 pulverizadores para combater o mosquito transmissor da dengue e duas motocicletas para cidades de Maceió e Lagoa da Canoa, que serão utilizadas em ações de combate às endemias.
Os pulverizadores serão destinados aos municípios acima de 50 mil habitantes, de divisa, prioritários de médio porte, além da Capital. Os equipamentos devem ser utilizados para em aéreas de difícil acesso e foram adquiridos através de uma parceria com o Ministério da Saúde, sendo 50 comprados pelo governo estadual e 12 enviados pela gestão federal.
“Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) investiu R$ 111.600 para aquisição dos equipamentos, demonstrando o compromisso do governador Teotonio Vilela Filho com o combate à dengue em Alagoas”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, lembrando que a utilização dos pulverizadores não substitui a prevenção.
De acordo com a superintendente, a utilização do equipamento responde a critérios técnicos muito específicos. “O trabalho de prevenção ainda é a principal arma contra a proliferação da doença”, destacou, informando que a distribuição para os municípios obedecerá a critérios técnicos, que envolvem a vulnerabilidade da região ao mosquito e obedecerá a capacitação de funcionários e dados da doença em Alagoas.
Sandra Canuto disse ainda que os novos pulverizadores serão manejados por técnicos treinados e receberão da Sesau todos os equipamentos de proteção necessários para a aplicação segura dos agentes químicos. O material de proteção incluem capacetes, máscaras, protetores auriculares, óculos de proteção, macacões, luvas e botas.
“A distribuição acontecerá principalmente entre os 19 municípios considerados prioritários em casos da dengue. No entanto, a escolha dessas cidades como prioritárias não impede a imediata ajuda do governo estadual a qualquer município que se encontre em situação de epidemia de dengue”, afirmou a superintendente.
As cidades selecionadas, determinadas por estudos realizados pela Sesau, são Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Penedo, São Miguel dos Campos, Coruripe, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro, Santana do Ipanema, Teotônio Vilela, Pilar e Maragogi.