Consórcio formado por Petrobras, Shell, Total e chinesas vence leilão de Libra

Agência BrasilConsórcio formado por Petrobras, Shell, Total e chinesas vence leilão de Libra

Consórcio formado por Petrobras, Shell, Total e chinesas vence leilão de Libra

Um consórcio formado por Petrobras, Shell Brasil, Total, CNOOC e CNPC venceu o leilão de Libra, o primeiro do pré-sal. O grupo ofereceu uma contrapartida de 41,65% do óleo produzido à União, exatamente o mínimo exigido em contrato.

A Petrobras ficará com 40% do óleo extraído; a regra previa mínimo de 30%.

A composição é a seguinte: Petrobras, que já tinha 30%, fica com mais 10%; Total (França), 20%; CNPC (China), 10%; Shell Brasil, 20%, CNOOC (China) 10%.

"Houve um consórcio, está dentro rigorosamente das regras", diz Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, questionado sobre o fato de apenas um consórcio ter participado do leilão de Libra.

O ministro diz não ter ficado frustrado com o fato de a participação da União ser a mínima possível (41,65%). "Este é um bom exemplo de começo da exploração do pré-sal", reforçou.

Magda Chambriard, diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), diz que as constituintes do consórcio estão entre as maiores do setor de energia do mundo. "Sucesso maior do que esse era difícil imaginar."

Já o Greenpeace criticou o leilão em nota: "Infelizmente, o governo investe uma enormidade de recursos em uma exploração arriscada do ponto de vista técnico e econômico e altamente danosa para o clima."

Segundo Magda, o governo ficará com 80% da produção de Libra, diretamente ou indiretamente (por meio de royalties e bônus, por exemplo).

Ela afirmou também que a British Petroleum não participou do leilão por medo de que multa por vazamento no Golfo do México inviabilizasse o investimento no Campo de Libra.

Prostesto

Sobre os protestos, o ministro disse que o Brasil é um País democrático e cada um tem o direito de se manifestar.

"Isso não nos impede de cumprir o nosso dever. Eles falam, e nós trabalhamos e cumprimos a nossa parte", contrapõe Lobão.

Fonte: IG

Veja Mais

Deixe um comentário