Produção industrial sobe 0,7% em setembro, aponta IBGE

Em setembro, o destaque ficou para a categoria Bens de Capital.

Agência BrasilAgência Brasil

A produção industrial brasileira recuperou-se de dois meses de fraqueza ao avançar 0,7% em setembro na comparação com agosto, com impulso do segmento de bens de capital, mas ainda assim ficou abaixo do esperado. Na comparação com setembro de 2012, a produção avançou 2,0%, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ambos os resultados ficaram abaixo do esperado em pesquisa da Reuters, que apontava na mediana alta de 1,20% na comparação mensal e avanço de 2,80% ante o mesmo mês do ano passado. Em setembro, o destaque ficou para a categoria Bens de Capital, medida de investimento, que avançou 4% ante agosto e 24,1% ante o mesmo período de 2012. O segmento de Bens Intermediários não registrou variação na comparação mensal e apresentou avanço de 0,4% ante setembro do ano passado.

Por outro lado, a categoria Bens de Consumo recuou 0,2% ante agosto, pressionado pela queda de 1,4% na produção de semiduráveis e não duráveis. Ante setembro de 2012, a produção de bens de consumo teve queda de 0,9%.

Pelos ramos de atividade, 13 dos 27 pesquisados apresentaram alta mensal, com destaque para veículos automotores, que teve alta de 6,2%. Em contrapartida, a produção de impressão e reprodução de gravações caiu 12,2% e o refino de petróleo e produção de álcool mostrou queda de 4,5%.

Fonte: Reuters

Veja Mais

Deixe um comentário