Radioamadores realizam exposição no Calçadão do Comércio

Alagoas24horasExposição lembra dia do radioamador

Exposição lembra dia do radioamador

Em comemoração ao Dia do Radioamador, nesta terça-feira (5), a Aliança Comercial promove mais uma exposição no Calçadão do Centro com diversos equipamentos utilizados na transmissão de voz.
De acordo com Sebastião Marcelo dos Santos, presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão de Alagoas (Labre-AL), o objetivo da exposição é divulgar o amadorismo e desmistificar o trabalho realizado pelos radioamadores.

Ainda segundo Sebastião, o serviço de radioamadorismo é uma modalidade de radiocomunicação em que a pessoa precisa estar habilitada junto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para só então poder operar a estação. “Nossa pretensão é divulgar o radioamadorismo aqui no Centro, para que outros interessados se tornem também radioamadores”, diz.

O Labre-AL faz parte de uma rede nacional de entusiastas pelo trabalho. O radioamadorismo é responsável pela atuação e auxílio nos trabalhos da Defesa Civil por meio de uma rede de emergência regulada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. “Já atuamos várias vezes, entre elas estivemos presentes nas enchentes que ocorreram no Estado em 2010”, diz Sebastião.

Na ocasião, segundo Sebastião, o serviço de comunicação das cidades estavam deteriorados. Sem telefones fixos ou celulares, cidades como Rio Largo e Santana do Mundaú precisaram que radioamadores montassem um ponto para manter contato com os órgãos públicos.

Foi através desse serviço, que o Labre-AL conseguiu ajudar uma mulher grávida a ter atendimento emergencial. “Não ganhamos nada para fazer isso, mas ganhamos satisfação. Conseguimos entrar em contato com o Corpo de Bombeiros para solicitar o resgate de uma mulher grávida em Santana do Mundaú e isso foi muito gratificante, porque em 15 minutos um helicóptero foi enviado para resgatar a gestante”, conta com orgulho.

No Estado quatro redes repetidoras do sinal garantem a cobertura de quase 90% de Alagoas. “Assim dá pra falar com qualquer pessoa sem dificuldade”, diz.

Radioamadorismo não é ultrapassado
Há quem pense ainda que o trabalho de radioamadorismo esteja muito distante das novas tecnologias de comunicação. Sebastião quebra logo o mito e diz que o trabalho voluntário consegue sim incorporar novas tecnologias.

Para mostrar que o diálogo existe entre as tecnologias, Sebastião cita o exemplo do software Echolink. O programa de computador é responsável por intermediar a comunicação entre radioamadores por meio da tecnologia VoIP (Voz sobre IP). “Assim podemos acompanhar as estações de rádio do mundo todo até pelo celular”, conta entusiasmado.

Os interessados em saber mais sobre os erviço de radioamador podem acessar o site: http://www.labre-al.org.br

Veja Mais

Deixe um comentário