Governador vistoria nova ala do Hospital Geral do Estado

Agência AlagoasAgência Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho visitou, nesta terça-feira (5), o Hospital Geral do Estado (HGE) para verificar a nova ala da unidade e o atendimento que vem sendo prestado à população. Acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o chefe do Executivo também esteve no 2º Centro de Saúde, localizado na Praça da Maravilha.

Ele destacou que a nova ala deve entrar em funcionamento ainda este ano. “Essa ala nova será inaugurada até o fim do ano. São mais 99 leitos que vão ajudar a desafogar o HGE. Estamos com tudo pronto, aguardando apenas a instalação do ar condicionado para que ela passe a funcionar. Isso é mais uma ação concreta para tirar macas dos corredores”, disse o governador.

Vilela também lembrou outras ações. “Esta semana determinei que fosse realizada uma série de mutirões em Maceió e em todo o Estado, onde serão atendidos problemas de ortopedia, cardiovasculares e cirurgias. Vamos iniciar na sexta-feira”, expôs. “Estamos também contratando leitos de retaguarda nos Hospitais do Açúcar e Sanatório e em Coruripe. Já temos 200 leitos”.

Segundo o governador, solucionar os problemas do HGE é uma prioridade do Governo. “Não vou descansar enquanto as macas não saírem do corredor. Essa situação não pode continuar, mas também não se resolve da noite para o dia. Quero os corredores limpos”, afirmou o chefe do Executivo, acrescentando que a superlotação é causada por deficiências na Atenção Básica.

“O que causa isso tudo é a falta de assistência nos municípios, que deixa a desejar e, por isso, pacientes com questões pequenas não são tratados e chegam aqui de forma aguda. As unidades de emergência precisam resolver assuntos de menor gravidade e para isso estamos construindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Temos duas já funcionamento e mais quatro prontas”.

Ainda na unidade hospitalar, Teotonio Vilela conheceu o sistema de gestão de leitos e conversou com pacientes internados em diversas alas antes de seguir para o 2º Centro de Saúde, que foi totalmente reformado pelo Estado e deve ser entregue ao município de Maceió.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário