Mutirão de exames atrai mais de duas mil pessoas em Maceió

Alagoas24horasMilhares de pessoas compareceram à mutirão em busca de atendimento de saúde

Milhares de pessoas compareceram à mutirão em busca de atendimento de saúde

O Governo do Estado realiza nesta sexta-feira (8), no Ginásio de Esportes do Colégio Fantástico, no bairro Benedito Bentes, em Maceió, o Mutirão Saúde em Movimento. Até as 14h uma série de exames e consultas serão realizados, além de serem marcadas cirurgias. O objetivo é ‘desafogar’ os atendimentos no Hospital Geral do Estado (HGE).

A secretaria estimava que pelo menos mil pessoas fossem atendidas no mutirão, mas a deficiência da saúde pública em Alagoas refletiu a superlotação e cerca de três mil pessoas devem ser atendidas. O triplo de atendimentos máximos esperado pelos organizadores.

A ação acontece em parceria com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Prefeitura de Maceió, e estão sendo disponibilizados procedimentos nas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia e vascular. Durante o evento, o governador Teotonio Vilela Filho deve assinar um Termo de Compromisso estabelecendo as metas e os deveres de cada entidade para a realização de serviços, ações e atividades de saúde.

Segundo o secretário de estado da Saúde, Jorge Vila Boas, o mutirão deve reduzir as consultas de demandas especializadas enviadas para o HGE, entre elas os casos vasculares que corresponde a cerca de 50% desta demanda. Uma solução em curto prazo deve ser anunciada pelo governo Vilela. Segundo Boas, uma unidade especializada em Acidentes Vascular Cerebral (AVC) deve ser ampliada. Os AVCs são a principal causa de atendimento e óbito no HGE.

O secretário confirmou ainda a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no Benedito Bentes e na Ponta Grossa. Ainda de acordo com o chefe da pasta, as unidades devem ser inauguradas em janeiro de 2014. Uma UPA também deve ser inaugurada no próximo dia 15, em Marechal Deodoro, região metropolitana.

Documentos Necessários

Para se consultar as pessoas precisam comparecer ao local do mutirão portando o CPF, a Identidade, além de um comprovante de residência e o Cartão SUS. A população presente contará com consulta oftalmológica, com fornecimento de óculos, triagem para cirurgia de varizes, com a realização de ultrassom doppler.

Fonte: Com Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário