Por meio de projeto, Hospital do Açúcar é referência no tratamento contra câncer infantil

BCCOMBCCOM

Nas dependências do Hospital do Açúcar, o projeto Casa da Criança, franquia social apoiada pelo Instituto Ronald McDonald, estabelece humanização no tratamento com pacientes entre zero e dezenove anos. Atualmente são 37 crianças contempladas pela iniciativa.

A parceria entre o hospital e o projeto já existe desde 2003, e ao longo desses anos a entidade se tornou referência no Estado no combate ao câncer infantojuvenil. O atendimento funciona prioritariamente para o SUS e ainda recebe apoio não só do Instituto como também da Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala).

No Hospital do Açúcar, além dos procedimentos convencionais de cirurgias e exames, o projeto Casa da Criança garante aos pequenos um tratamento que envolve médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais,além da constante participação de voluntários e ONGs para promover bem estar à exaustiva rotina de um paciente com câncer.

Para a coordenadora de enfermagem da Casa da Criança, Juliana Vieira, o trabalho desenvolvido com relação ao diagnóstico precoce faz a diferença. “Há algum tempo estamos focando nos tratamentos quando ainda são suspeitas de tumores. Com o diagnóstico precoce, o índice de cura aumenta para 80%”, explica.

Quem inicia o tratamento no Hospital do Açúcar, geralmente a rotina consiste em passar um tempo na sede do projeto, onde as crianças recebem atendimento médico, de enfermagem, psicológico, além de ter a opção de receber as doses de quimioterapia no espaço, devidamente decorado para tornar a etapa menos dolorosa.

No Brasil, os casos mais comuns em crianças são as leucemias, embora os tumores ósseos e renais são os que lideram a lista nos pacientes alagoanos que são atendidos pelo projeto Casa da Criança.

Fonte: BCCOM

Veja Mais

Deixe um comentário