Prefeitura de Maceió mantém compromisso com a transparência

Entre avanços conquistados este ano, a Secretaria Municipal de Controle Interno de Maceió (SMCI) reafirmou o mérito de zelar pelas transparência e probidade administrativa da Prefeitura de Maceió. Para tanto, promoveu o aperfeiçoamento do quadro funcional de servidores do Controle Interno. Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Finanças (SMF), o Controle Interno tem se reunido mensalmente com contadores e integrantes das áreas administrativa, financeira e orçamentária dos órgãos.

“Parceria entre os órgãos e entidades da Prefeitura de Maceió tem sido a tônica do governo do prefeito Rui Palmeira”, revelou o titular da SMCI, Fellipe Mamede. De forma inédita, a SMCI acompanhou a SMF e a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla) durante a audiência pública na Câmara Municipal de Maceió para prestação de contas relativa ao cumprimento de metas fiscais. Juntamente com a Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp), a SMCI formatou diversas capacitações que serão dirigidas aos servidores municipais, por meio das quais estará sendo iniciada a implementação de modelos de gestão que visam aprimorar os controles na Prefeitura de Maceió e o uso eficiente dos recursos públicos.

O secretário Fellipe Mamede ressaltou ainda que as diversas ações da Prefeitura de Maceió no combate à corrupção e no fomento ao controle social também compuseram as principais atividades do último semestre. A primeira delas foi a disponibilização para a sociedade, já no início da gestão, da folha de pagamento dos servidores na internet. “Hoje, receitas e despesas são atualizadas diariamente no Portal da Transparência, que vem sendo aprimorado constantemente”, detalhou.

A Prefeitura passou a integrar o Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco/AL) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Em eleição do Conselho, a Prefeitura foi escolhida por unanimidade para compor a Junta Fiscal no biênio 2014-2015. “No Focco/AL e no Conaci interagimos com outras instituições de controle e fiscalização, bem como com a sociedade civil, trocando experiências, discutindo ideias e estabelecendo estratégias de atuação conjunta”, comemorou Mamede.

“Em 2013 foram muitas realizações, mas ainda há muito a ser feito. Para 2014 o prefeito Rui Palmeira pediu muito mais trabalho e ações cada vez mais concretas na melhoria da gestão pública, no controle preventivo, na transparência do governo e no combate à corrupção”, finalizou o secretário.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário