Desmotivado e Insatisfeito. Como podemos virar o jogo?

Mundo Carreira/CortesiaMundo Carreira/Cortesia

É um tema muito atual, tanto para profissionais autônomos quanto para colaboradores e gestores. Se formos para origem da palavra, ela quer dizer motivo para ação. A motivação inicia e direciona comportamentos para o cumprimento de objetivos, de forma muito prática é maneira de darmos o melhor de nós!

A pergunta que não quer calar é por que tem tanta gente insatisfeita e desmotivada no trabalho?

A Associação Brasileira de Recursos Humanos do Brasil – ABRH BRASIL fez uma pesquisa com aproximadamente 6000 trabalhadores com a seguinte pergunta: Você é feliz no emprego? E pasmem, 48% disse que não.

O que isso quer dizer? Que estamos encarando o nosso trabalho como fardo. Essa falta de motivação no trabalho está ligada a alguns aspectos, tais como: o, problemas com a Gestão e liderança, ambiente de trabalho e os pares, falta de perspectivas, dentre outras.

Os problemas de gestão mais recorrentes são a falta de clareza e critérios, falta de reconhecimento, ausência de política de retenção de talentos e até recaindo em assédio moral.

A insatisfação ligada ao ambiente de trabalho tem muito a ver com climas organizacionais ruins.

A falta de perspectiva está muito relacionada a visão de mundo da pessoa, ela pode criar oportunidades ou ameaças.

Mas como podemos virar o jogo e ter motivação?

O primeiro passo é se automotivar, não esperar isso de ninguém, pensar o que faz você acordar diariamente e querer trabalhar? São os sonhos, são as metas, são os valores? O que você pode fazer agora para ser feliz? Se você não atingir esse objetivo, sonho, meta, valores como você ficará? Como será o seu futuro sem tudo isso? Se você quer ser feliz o que de fato tem feito para ser? Quantas pessoas podem ser beneficiadas com esta ação? Qual o impacto do seu trabalho para sociedade? Qual o grau de comprometido com a tua satisfação e felicidade com o que você faz? Como você pode se desafiar? Quando nos perguntamos tudo isso, vamos nos alinhando e ampliando nossa motivação.

Perguntei ao empresário, Alberto Cabús, que ministra palestras sobre empreendedorismo, ativista social e espiritual, bastante motivado, sobre o que o faz estar motivado e ele respondeu assim: “o que me deixa motivado são os meus propósitos, sonhos, ter uma missão a cumprir que seja ligada aos meus sonhos, estar com amigos queridos, estar na presença do divino, na natureza, olhar um por do Sol, cuidar de plantas e fazer palestras”

Para cada um existirá um motivo para ação, não existe fórmula para ser motivado, mas há estratégias para ser um uma pessoa mais motivada, um profissional motivado traz um excelente clima para empresa e tem papel fundamental no atingimento de resultados, pois ele provavelmente contagia os seus pares, alterando positivamente o clima organizacional e atraindo bons negócios.

Fonte: Ascom/ABRH

Veja Mais

Deixe um comentário