Ingestão de água e outros cuidados previnem doenças do verão

A causa mais comum das doenças do verão é a ingestão de alimentos de má qualidade, servidos sem higiene, ou mal acondicionados.

Aproveitar o verão não significa descuidar da saúde. Nesse período de férias, especialistas advertem sobre os cuidados com a alimentação para evitar infecções intestinais, desidratação e diarréias, alguns dos males que acometem adultos e crianças nessa época. A causa mais comum é a ingestão de alimentos de má qualidade, servidos sem higiene, ou mal acondicionados.

Uma das dicas mais simples, segundo nutricionistas, é ingerir muita água tratada ou mineral, sucos naturais e água de coco. Ingerir, no mínimo, três litros por dia. O corpo precisa ser hidratado, principalmente nesta época do ano, quando o calor e a perda de água corporal aumentam.

Além disso é preciso consumir alimentos adequados e bem acondicionados, aumentar o consumo de legumes, verduras e frutas. Abusar das saladas cruas, pois são leves, de fácil digestão, refrescantes e saudáveis, ricas em fibras, vitaminas e minerais.

Os alimentos devem seguir padrões de higiene, para evitar proliferação de bactérias. É bom prestar a atenção aos alimentos servidos em bares e restaurantes, além de ambulantes. Verifique se estão com aroma e aspecto agradável, se foram acondicionados em isopores, caixas térmicas.

A ingestão de cervejas e vinhos requer uma alimentação mais saudável para balancear. Evite gorduras em geral, como frituras e creme de leite, maionese, etc.

A higiene pessoal é fundamental. Lavar as mãos com frequência e limpar o ambiente ao ser redor, como acondicionar o lixo em recipientes fechados, também colaboram com a manutenção da saúde. Outra dica valiosa é a desinfecção das caixas d’água e o uso de hipoclorito, que ajudam a reduzir os casos de diarréia e outras doenças.

Veja Mais

Deixe um comentário