Hábitos que afetam sua saúde bucal

IlustraçãoMaus hábitos

Maus hábitos

O hábito é a repetição de um ato, com uma determinada finalidade (por exemplo, carência afetiva). Alguns hábitos, com o decorrer do tempo, podem-se tomar indesejáveis; dentre eles, podemos citar o uso da mamadeira e da chupeta e a sucção do dedo. A preocupação com esses hábitos como A sucção de dedo, chupeta ou mamadeira é um fator que pode interferir no desenvolvimento da criança, podendo levar a alterações bucais, tais como: mordida aberta, mordida cruzada, inclinação dos dentes, diastemas( espaços entre os dentes) , alterações no padrão de mastigação, deglutição e fala.

Em relação a prevenção, a criança com até 2 anos de idade encontra-se na fase oral, em que a satisfação é centrada na cavidade bucal. Portanto, a sucção é muito importante. Em algumas crianças essa necessidade é maior. O importante é não deixar o hábito se tornar um vício.

Esses hábitos devem ser removidos o quanto antes, e de forma gradativa, para que não se altere o equilíbrio psicológico e físico da criança. A ajuda profissional tem um papel importante na orientação e remoção desses hábitos. Ele ajuda os pais, orientando sobre qual a melhor conduta e maneira de conversar com a criança, evitando a chantagem, a punição e a repressão.

O profissional motivará a criança com modelos, fotos, pastas de motivação, histórias etc. E o dentista poderá encaminhar para um atendimento multiprofissional com fonoaudiológo e psicólogo.

Os hábitos bucais não são exclusivos de crianças, adolescentes e adultos também praticam como por exemplo: Morder canetas, Morder agulhas, Roer unha ( onicofagia ) e Palitar os dentes.

Todos esses, além de possibilitar o desgaste e fratura dos dentes, podem ainda movimentar e alterar a posição dos dentes na arcada, levando a sérios problemas oclusais ( de mordida ).

Morder os lábios: provoca feridas que podem evoluir para uma patologia mais séria, alem de ter a possibilidade de alteração da mastigação e fonética.

Tatuagens: São enfeites feitos de maneira definitiva, além de ser em uma área pouco visível geralmente na parte interna dos lábios, ocorre o risco de contaminação por uso de material não esterelizado.

Piercings: Simplimente um perigo, pois alem da possibilidade de contaminação durante a colocação com material corretamente esterelizado, a higienização da área fica bastante comprometida, podendo ocorrer a proliferação de bacterias, surgir uma infecção, com a possibilidade de evoluir para um câncer bucal. Ocorre também a possibilidade de lesão nas gengivas e nos tecidos da boca ou até mesmo provocar algum dano a estrutura dentaária. O dentista deve alertar os pais e os adolescentes dos risco da colocação de um piercing.

O uso de um dispositivo quando dormir. Feito sob encomenda pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.

Encontrando meios de relaxamento

A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir – ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Reduzindo ao contato de um ou mais dentes para igualar sua mordida. Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas e tratamento ortodôntico.

Veja Mais

Deixe um comentário