O América-MG é o único deca campeão do estado, conquistando os títulos de 1916 a 1925. O time da capital tem, ao todo, 15 campeonatos estaduais. O último foi conquistado em 2001. O ano de 2012 é especial para o Coelho. No ano do centenário, o clube quer voltar a vencer o Mineiro e retornar a Série A do Brasileirão.
O América-MG começou a pré-temporada no dia 4 de janeiro com testes físicos e exames médicos. No dia 11, o elenco foi para Uberlândia, onde realizou um jogo-treino contra o time da cidade e um amistoso contra o Cruzeiro.
Inicialmente, o América-MG vai mandar seus jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, assim como os outros times da capital. A partir de março, o Independência ser reinaugurado e poderá a receber partidas do Campeonato Mineiro. O estádio foi todo reformado para a Copa do Mundo.
Pacotão de reforços
Apesar do rebaixamento para a Série B em 2011, o clube renovou o contrato com o técnico Givanildo Oliveira e a comissão técnica por mais uma temporada. O time perdeu doze jogadores neste ano, seis não renovaram contrato, e outros seis foram devolvidos de empréstimo. Em compensação, o Coelho trouxe nove reforços.
São eles: os atacantes Adeílson e Bruno Meneghel; os volantes Moisés e Gilberto; os laterais-direito Rodrigo Heffner e Patrick; os laterais-esquerdo Pará e Rafael Estevam, e o meia argentino Sebastián Sciorilli.
Nesta temporada, o América-MG está valorizando a categoria de base. Inicialmente, o plantel americano terá 16 atletas formados na base. Seis desses jogadores foram campeões Sub-20 no fim do ano passado: China, Mateus, Lula, Anderson, Caio e Bryan.
Destaque
O destaque do Coelho para a temporada 2012 é o meia Rodriguinho. O clube mineiro valorizou o jogador e comprou 60% dos direitos econômicos do atleta. Além disso, o contrato de Rodriguinho foi prorrogado até 2015.