Casal aplica reajuste tarifário a partir de 1º de março

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), aplica a partir do próximo dia 1º de março reajuste tarifário nas contas de água e esgoto. A medida se fundamenta no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e nos custos operacionais da Companhia, decorrentes entre outras coisas, do aumento do número de clientes a partir da elevação das ligações domiciliares. No caso de esgotamento sanitário, o número de ligações entre 2007 e 2011 passou de 27.689 para 40.220, correspondendo a 45% de crescimento. Já no que se refere a abastecimento de água, em 2007 existiam 309.034, e em 2011 o número é de 351.038 ligações, o que equivale a 13,6%. Assim, após a apuração destes custos, o reajuste da tarifa será de 9,18%.

Segundo o presidente da Casal, Álvaro Menezes, a aplicação desse percentual é necessária para que a Companhia possa garantir o atendimento aos seus clientes. “Trata-se de uma atualização decorrente das perdas dos valores monetários dos serviços medidos pela inflação e reflete a elevação dos custos de energia elétrica, pessoal, produtos químicos, que provocam acréscimo nos custos dos insumos necessários à produção, tratamento e distribuição de água e coleta de esgotos sanitários”, afirmou.

Menezes disse ainda, que a empresa continua contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos alagoanos. “Podemos citar como exemplo a ampliação do Programa Tarifa Social, que tem como objetivo ajudar famílias de baixa renda. Com o programa, os beneficiários podem ter sua conta de água reduzida em até 50% em relação ao valor da tarifa normal, além dos contratos de demanda com clientes residenciais e comerciais, onde são aplicadas tarifas diferenciadas para fidelização destes clientes e exclusão de carros-pipa”, completou.

Fonte: Casal

Veja Mais

Deixe um comentário