O árbitro alagoano Francisco Carlos do Nascimento o ‘Chicão’ retornou na noite deste sábado (25) do Rio Janeiro, com um ‘peso’ muito grande na bagagem, é que ele recebeu o mais cobiçado escudo de qualquer árbitro no mundo, o escudo Fifa. Durante três dias, Chicão participou de várias atividades, junto com os outros árbitros integrantes do quadro internacional.
“Foram três dias excelentes. Tive a oportunidade de conviver e aprender ainda mais”, disse Chicão. Com o escudo Fifa, ele agora pode apitar jogos internacionais, como Libertadores, Sul-americana e Copa do Mundo, “Apitar jogos da Copa do Mundo é o sonho de qualquer árbitro, ainda é cedo para pensar nisso, mas vou continuar trabalhando muito para chegar lá”, afirmou.
O treinamento foi realizado em Teresópolis/RJ, com o objetivo de aprimorar o novo sistema de súmula eletrônica que será implantado pela CBF a partir deste ano. O novo sistema permitirá que os árbitros enviem a súmula das partidas diretamente do vestiário, logo após o termino dos jogos, via internet.
Além do treinamento de como preencher a súmula eletrônica, o curso abordou aspectos médicos (necessidades e atuação), bem como o planejamento para a temporada 2012 (treinamentos ideais e metodologia).
A Comissão de Arbitragem da CBF também fez a entrega de insígnias FIFA de 2012 para os árbitros. Todos os árbitros brasileiros do quadro da FIFA participaram da atividade que terminou neste sábado (25).
Tecnologia
A CBF pretende adotar súmula eletrônica nas partidas do Campeonato Brasileiro da Série A de 2012, adotando o padrão utilizado em competições européias. Apenas o treinador ou o capitão da equipe terá de assinar a súmula. Em jogos internacionais, não se assina mais a súmula. Cartões, gols e substituições serão lançados eletronicamente na hora do jogo.
Emoção
Emocionado, Chicão fez questão de agradecer aos árbitros e assistentes alagoanos, a Ceaf, ao Sindicato do árbitros e ao presidente da FAF, Gustavo Feijó, "Não posso deixar de agradecer a minha família, ela é a base tudo", finalizou.
Chicão vai continuar aprimorando o inglês e o espanhol, línguas obrigatórias para um árbitro Fifa, para isso, ele conta com professores particulares. Francisco Carlos do Nascimento, 34, é natural da cidade de Ibateguara, (distante 110 km de Maceió) tem 1,94 de altura, e há seis anos é do quadro de árbitros da Federação Alagoana de Futebol (FAF).