Dezenas de funcionários da Eletrobras Distribuição Alagoas ocuparam, na tarde desta quinta-feira, 15, a sala da presidência da empresa, onde ficarão por tempo indeterminado. A decisão foi acordada em assembleia realizada pelos funcionários. Eles acreditam que esta é a melhor forma de chamar a atenção e pressionar a direção para que o acordo coletivo seja cumprido.
Os funcionários reivindicam um posicionamento da empresa sobre o plano de saúde da categoria, que apresenta uma série de deficiências e que está sendo negado a mais de mil pessoas. Os manifestantes reclama ainda que pagam 26,6% dos salários pelo serviço.
Outro ponto de pauta dos trabalhadores é que seja instituído calendário de negociação referente ao Plano Bresser, que aguardam receber desde 1987. A terceira reivindicação da categoria, diz respeito à destituição de diretores da FACEAL eleitos pela categoria.
Segundo um dos representantes do Sindicato, José Cícero, o atual presidente da FACEAL, Leonardo Gominho, teria rasgado o estatuto e destituído dois dos representantes da classe trabalhadora. “Queremos o retorno desses trabalhadores e eleições democráticas. A ocupação persistirá até que a diretoria dê uma resposta às reivindicações. Não descartamos a greve”, disse o sindicalista.
Questionado se a população será prejudicada com a greve, o sindicalista foi evasivo. “A Eletrobras é quem tem que responder”.