Devido à força e à qualidade de Barcelona e Real Madrid, os demais clubes da Espanha assumem um papel de coadjuvantes nas disputas nacionais, dando a impressão de que há somente duas equipes de qualidade no país. Porém, a definição dos confrontos das quartas de final da Uefa Champions League e da Europa League aponta justamente o contrário.
Athletic Bilbao, Atlético de Madri e Valencia estão entre os oito melhores da Europa League e, somado aos poderosos Real Madrid e Barcelona que estão na mesma condição na Champions League, a Espanha é o país com o maior número de representantes que seguem na disputa das duas competições de clubes mais importantes do Velho Continente. Das 16 equipes que seguem na briga pela conquista dos torneios, cinco – ou pouco mais que 30% – são do país ibérico.
Os espanhóis possuem mais do que o dobro de candidatos aos títulos das competições do que qualquer outro país, exceto a Alemanha, que está representada por três clubes (Bayern de Munique, Schalke e Hannover). As tradicionais Inglaterra e Itália possuem apenas um time.
Das equipes espanholas que avançaram na Europa League, a classificação mais surpreendente veio com o Athletic Bilbao que, com duas vitórias, desbancou o poderoso Manchester United, atual vice-campeão da Champions. O Valencia eliminou o PSV Eindhoven ao vencer em casa e empatar na Holanda. Já o Atlético de Madrid superou o Besiktas nos dois confrontos pelas oitavas.
Se na Espanha os ‘outros’ não conseguem nem sequer ameaçar o domínio de Real Madrid e Barcelona, alguns deles conseguem mostrar no cenário europeu que, pelo menos, não são galinhas mortas.
Veja de que países são as 16 equipes que seguem nas duas principais competições de clubes da Europa (em negrito os times que disputam a Champions League):
Espanha: Barcelona, Real Madrid, Valencia, Athletic Bilbao e Atlético de Madri
Alemanha: Bayern de Munique, Schalke e Hannover
Itália: Milan
Portugal: Benfica e Sporting
Inglaterra: Chelsea
França: Olympique de Marselha
Chipre: Apoel Nicósia
Holanda: AZ Alkmaar
Ucrânia: Metalist Kharkiv