Ary Pitombo registra grande procura para atualizar cadastro de trabalhadores

A agência da Previdência Social Ary Pitombo, situada na Praça Palmares, Centro de Maceió, está com um acúmulo de 180 processos protocolados referentes à atualização e acertos dos dados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) dos segurados, fundamentais à concessão do seguro desemprego. Este serviço pode ser agendado pela internet e por telefone. No entanto, os trabalhadores estão se dirigindo àquela unidade para serem atendidos espontaneamente, gerando uma demanda muito superior à capacidade de atendimento da agência.

O caso ocorre porque, para receber o seguro desemprego, é necessário que os dados do trabalhador estejam corretos e atualizados no CNIS. Os segurados com divergências nesse sistema estão formando fila na porta da agência Ary Pitombo antes das 6h da manhã, e a limitação de senhas para atendimento gera insatisfação. O INSS orienta que esse serviço é realizado pelas demais agências da Previdência Social, e que pode ser agendado pela internet, no portal www.mps.gov.br, na opção acerto de dados cadastrais e pelo telefone 135.

Para evitar a demora no recebimento do seguro desemprego e também na concessão dos benefícios previdenciários o trabalhador pode acompanhar pela internet, na página da Previdência, os seus dados cadastrais, vínculos e remunerações, no Extrato de Informações Previdenciárias. Desse modo, pode verificar, mensalmente, se o empregador está recolhendo suas contribuições, se o valor do salário informado está correto e, assim, solicitar que a empresa faça a correção ou inclusão de períodos que não constem do cadastro, quando necessário.

Para períodos anteriores é necessário solicitar a inclusão e retificação ao INSS, comprovando as informações com documentos.

Para acessar o Extrato de Informações Previdenciárias é necessário ter uma senha, obtida nas agências do INSS. Esse serviço também deve ser agendado pelo telefone 135 e internet. O CNIS é um banco de dados do governo federal, que reúne informações dos trabalhadores brasileiros, como recolhimentos à Previdência Social, salário e vínculos empregatícios.

Fonte: INSS

Veja Mais

Deixe um comentário