Rede Cegonha: Alagoas é o primeiro estado a cumprir as etapas do MS

Alagoas é o primeiro estado brasileiro a cumprir todas as etapas recomendadas pelo Ministério da Saúde (MS) para a implantação da Rede Cegonha. O programa faz parte de uma série de redes de atenção à saúde criada pelo governo federal com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de saúde. Primeira a ser viabilizada, a Rede Cegonha tem como finalidade criar instrumentos que contribuam para a redução da mortalidade materna e infantil.

Segundo a enfermeira obstétrica, Rita Webster, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram escolhidos, para integrar a Rede Cegonha, os municípios que fazem parte da 1ª e 7ª regiões de Saúde, num total de 29 cidades. “A escolha se deu em função dessas duas regiões concentrarem mais da metade da população alagoana e também os serviços de saúde, que são fundamentais para redução da mortalidade materna e infantil”, explicou.

A especialista da Sesau destacou que a Rede Cegonha tem ainda como objetivo ampliar e qualificar a assistência antes da gravidez, durante o pré-natal e organizar a rede obstétrica e neonatal (Unidades de Tratamento Intensivo e Cuidados Intermediários). O programa também visa garantir o acesso aos serviços, como exames e benefícios que facilitem o acesso a assistência à saúde.

Durante a fase inicial, a comissão responsável pela implantação da Rede Cegonha, que tem na coordenação a médica Syrlene Medeiros, fez um diagnóstico dos serviços e traçaram um plano de ação. O mesmo foi realizado pelos técnicos dos municípios da 1ª e 7ª regiões. Com essas informações, o Ministério da Saúde fará uma avaliação para identificar os serviços, leitos e infraestrutura necessária para o atendimento destinado as gestantes e as crianças até dois anos de idade.

Para discutir a implantação do programa, as equipes da Sesau estão percorrendo os municípios alagoanos com a finalidade de avaliar a assistência oferecida, as necessidades e os serviços disponibilizados. De acordo com Rita Webster, como o estado cumpriu todas as metas solicitadas pelo Ministério da Saúde, a comissão está aguardando um posicionamento em relação às próximas etapas, para que possa ser efetivada a implantação da Rede Cegonha.

Rede Cegonha – Lançada em 2011, a Rede Cegonha é uma estratégia inovadora do Ministério da Saúde, que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Os municípios que fazem parte da implantação da Rede Cegonha em Alagoas são Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Flexeiras, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Satuba.

O programa também será implantado em Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limeiro de Anadia, major Isidoro, Olho D’ água Grande, São Sebastião, Taquarana e Traipú

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Veja Mais

Deixe um comentário