Sem Daniel Carvalho e Valdivia, armadores da confiança de Luiz Felipe Scolari no Palmeiras, a equipe alviverde recorreu a um velho conhecido para avançar à segunda fase da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, no Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, o time alviverde contou com um gol e uma assistência de Marcos Assunção – que Barcos aproveitou de cabeça – para bater o Coruripe-AL por 3 a 0 e confirmar vaga na próxima fase do torneio. O lateral Juninho marcou o terceiro já ao final da partida.
Na próxima fase, o Palmeiras enfrentará o Horizonte-CE em busca de uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil 2012. A equipe cearense eliminou o América-RN nos pênaltis e já aguardava a decisão entre o time de Palestra Itália e os alagoanos. O duelo ainda não tem data definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Palmeiras começa apertando, mas cria pouco
Sem Daniel Carvalho, machucado, e Valdivia, suspenso, Felipão montou o Palmeiras no tradicional 4-3-1-2 com Patrik sendo o responsável por criar jogadas para Maikon Leite e Barcos. Sem meias criativos, o Palmeiras criou a primeira boa chance com a já conhecida bola parada de Marcos Assunção. Aos 5min, o camisa 20 cobrou escanteio e Rogério Rios desviou contra o próprio gol, obrigando Juninho a espalmar para fora.
O time alviverde mantinha a posse de bola e tentava chegar com velocidade. E assim o Palmeiras assustou aos 17min. Maikon Leite recebeu de Barcos na área e chutou forte. Juninho salvou o Coruripe. Aos 25min, o camisa 7 palmeirense foi lançado e ia sair na cara do gol, mas Juninho afastou. Aos 27min, Márcio Araújo tentou de longe e a bola passou à direita do gol.
O Coruripe só chegava em cobranças de faltas. Aos 32min, Cleiton cobrou infração de longe, com muita força, e Deola espalmou para escanteio. A resposta alviverde veio em seguida. Patrik tentou de fora da área e Juninho defendeu aos 34min. No final do primeiro tempo, a equipe visitante ainda pressionou em três cobranças de escanteio consecutivas. Na última chance da primeira etapa, aos 46min, Patrik finalizou mal após boa jogada de Maikon Leite.
Felipão muda e equipe alviverde deslancha
Para o segundo tempo, Felipão fez duas mudanças. Tirou Maikon Leite e Patrik e colocou Ricardo Bueno e Pedro Carmona, respectivamente. E o Palmeiras veio para cima. Aos 4min, Barcos pegou sobra na área e chutou no alto. Juninho espalmou para escanteio. Sem tanta criatividade, o Palmeiras recorreu à velha bola parada para abrir o placar.
O argentino Barcos foi derrubado nas proximidades da área e o árbitro marcou falta. Marcos Assunção cobrou com categoria, por cima da barreira, e fez um belo gol em Jundiaí. Animado e empurrado pela torcida, o Palmeiras logo marcou o segundo. Aos 14min, Assunção fez bom cruzamento da direita e Barcos, sozinho, cabeceou para o fundo das redes: 2 a 0.
No embalo da torcida, o Palmeiras perdeu grande chance de marcar o terceiro aos 17min. Ricardo Bueno recebeu livre pela direita, mas preferiu tocar para João Vitor, que, muito marcado, chutou por cima da meta de Juninho. Aos 22min, Pedro Carmona cobrou falta e Juninho fez grande defesa. A bola ainda tocou na trave.
Após o segundo gol e com a classificação nas mãos, o Palmeiras passou a administrar o jogo. Mesmo assim, o time alviverde assustou aos 34min. O meia Pedro Carmona aproveitou sobra de bola na entrada da área, finalizou e quase fez um belo gol de primeira.
E sem forçar muito, a equipe paulista conseguiu marcar o terceiro para a alegria dos mais de 11 mil palmeirenses em Jundiaí. Aos 39min, o lateral esquerdo Juninho invadiu a área pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola desviou em Renato Melo e entrou. Depois disso, a equipe apenas aguardou o apito final para comemorar a vaga na segunda fase da Copa do Brasil.
Ficha técnica
PALMEIRAS 3 x 0 CORURIPE-AL
Gols
PALMEIRAS:
Marcos Assunção, aos 10min, Barcos, aos 14min e Juninho aos 39min do segundo tempo
PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Patrik (Pedro Carmona); Maikon Leite (Ricardo Bueno) e Barcos (Vinícius)
Treinador: Felipão
CORURIPE-AL:Juninho; Rogério Rios, Jacó, Renato Mello e Rogerinho; Jhota, Geninho (Wallax), Jair (Jacobina) e Cleiton; Ivan (Jhullian) e Washington
Treinador: Elenílson Santos
Cartões amarelos
PALMEIRAS: Barcos
CORURIPE-AL: Jacó
Público pagante e renda
11.143 pessoas – R$ 250.826,00
Árbitro
Leandro Júnior Hermes (PR)
Local
Estádio Dr. Jayme Cintra, em Jundiaí (SP)