Dortmund bate Bayern e põe a mão na taça

espncLÁSSICO aLEMÃO

cLÁSSICO aLEMÃO

O Borussia Dortmund recebeu o Bayern de Munique na “final antecipada” do Campeonato Alemão e ficou muito próximo de conquistar o bicampeonato. A equipe aurinegra venceu por 1 a 0, no Signal Iduna Park, pela 30ª rodada da Bundesliga e abriu seis pontos de diferença para a equipe bávara, vice-líder, a quatro jornadas do fim da competição. O único gol da partida foi anotado pelo atacante Robert Lewandowski, de letra. O time visitante ainda teve a chance de empatar com uma cobrança de pênalti aos 40 minutos da etapa final, mas Weidenfeller defendeu a cobrança de Robben.

Com o resultado, os comandados de Jurgen Klopp completam seu 24º jogo sem perder no Alemão (19 vitórias e cinco empates) e ainda amplia a freguesia do Bayern de Munique. Nos últimos quatro jogos entre as duas equipes, foram quatro vitórias do Dortmund, todos pela Bundesliga.

Na primeira etapa, o confronto agitado e com bastante marcação indicava a importância dele para as pretensões de título de ambas as equipes. Os mandantes criaram as melhores chances e até chegaram a acertar uma bola na trave com Lewandowski, mas o placar de 0 a 0 se manteve durante os primeiros 45 minutos.

O jogo movimentado se manteve no segundo tempo, mas era o Bayern quem levava mais perigo. No entanto, quem conseguiu marcar foi a equipe visitante. Em uma das poucas oportunidades do time da casa na etapa final, Lewandowski marcou e definiu a vitória.

Pela próxima rodada do Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund voltará a fazer um clássico. No sábado, às 11h30 (de Brasília), os comandados de Jurgen Klopp visitarão o Schalke 04, na Veltins Arena Park, e farão o dérbi do Vale do Ruhr. No mesmo dia, o Bayern de Munique receberá o Mainz, na Allianz Arena, àsJogo

Sem poder contar ainda com Mario Gotze, Jurgen Klopp manteve o trio de meio-campista que vem sendo titular: Blaszczykowski, Kagawa e Grosskreutz. Apesar da ausência de seu principal jogador, o time mandante iniciou a partida criando duas boas oportunidades de marcar.

Logo a um minuto, Blaszczykowski foi lançado na esquerda e chutou ao lado do alvo, com perigo. Aos cinco, Gundiogan lançou Kagawa na área, o japonês tocou para o meio, Grosskreutz finalizou e Neuer fez grande defesa. No rebote, Lewandowski arrematou e o goleiro adversário segurou. A equipe bávara também se lançava ao ataque, mas sem levar perigo.

Depois das chances criadas pelo Dortmund, o duelo seguiu equilibrado, porém, se tornou mais truncado e com muita marcação de ambos os lados. Robben e Ribéry não encontravam espaços para criar chances claras de gol. Já o clube aurinegro conseguia chegar mais ao campo de ataque e era superior em campo, mas tinha dificuldade para superar a defesa adversária.

Aos 29, os visitantes quase marcaram quando Kroos arriscou de fora da área e viu a bola passar perto da trave esquerda da meta defendida por Weidenfeller. Oito minutos mais tarde, Blaszczykowski cruzou com perfeição e Lewandowski cabeceou na trave direita do gol de Neuer.

Nesse cenário, o duelo foi para o intervalo com o placar zerado. Com ambos os times precisando da vitória no confronto direto, a partida se tornou ainda mais agitada na etapa final do que nos primeiros 45 minutos. Com o tempo, o time bávaro passou a levar mais perigo e se mantinha no campo de ataque.

Apesar de os visitantes estarem melhor durante o segundo tempo, o Dortmund marcava com eficiência e seu setor defensivo não permitia que Robben, Ribéry e Mario Gómez dessem tanto trabalho a Weidenfeller. Com o passar do tempo, os bávaros seguiam dominando o duelo, porém não obtiveram sucesso.

Sem aproveitar seu bom momento na partida, os bávaros ainda viram os mandantes abrirem o placar aos 31 minutos. Grosskreutz arrematou rasteiro de fora da área, Lewandowski desviou de letra e mandou para o fundo da rede.

Aos 40 minutos, o Bayern de Munique teve a grande oportunidade de decretar o empate, quando Robben foi derrubado por Weidenfeller e o árbitro assinalou a penalidade. Porém, na cobrança o próprio holandês viu o goleiro adversário fazer a defesa que deixou explodiu o Signal Iduna Park em alegria e o Borussia Dortmund muito perto de seu oitavo título no Campeonato Alemão.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário