Dez trechos de praias estão impróprios para banho em Alagoas, sendo um no litoral Sul, quatro na capital e cinco no litoral Norte. O relatório de balneabilidade foi divulgado nesta quinta-feira, 12, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), que realizou as coletas entre os dias 9 e 10 de abril.
No litoral Sul, o banhista deve evitar a Praia de Atalaia, na Barra de São Miguel, no trecho que fica em frente à Rua Principal. Em Maceió, estão impróprios para o banho de mar dois trechos da Praia da Avenida (Avenida Assis Chateaubriand), nas imediações das Ruas Dias Cabral e Barão de Anadia; e dois pontos da Praia de Pajuçara (Av. Dr. Antônio Gouveia), nas interseções com as Ruas João Carneiro e Júlio Plech.
Já no litoral Norte, permanecem impróprios trechos do Rio Pratagy, na ponte da AL 101 Norte; Rio Tatuamunha (Projeto Peixe-boi) e três pontos da Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Salgado, na Foz do Rio Maragogi e em frente à Foz do Rio Persinunga.
As praias são consideradas próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 1000 NMP (Número Mais Provável) de Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100mL da amostra de água.
As praias são consideradas impróprias quando não obedecer ao critério anterior ou quando apresentar na última semana um valor superior a 2.500 Coliformes Termotolerantes (Fecais) por 100mL.