A bancada do PV de Maceió na Câmara Municipal aderiu a campanha nacional “Veta Dilma”, onde o Partido Verde pede que a presidenta Dilma Rousseff cumpra com a promessa de usar o seu direito de veto aos artigos do Código Florestal aprovados na Câmara dos Deputados, com 274 votos a favor, 184 contra e duas abstenções. A mobilização pretende ganhar força com a proximidade da Rio + 20, conferência internacional que vai reunir no Brasil lideranças de todo o mundo e ativistas ambientais para rediscutir o futuro do planeta.
Inclusive, circula na internet o abaixo assinado “Veta Dilma” para derrubar as mudanças no Código Florestal. “Além de uma campanha virtual através de nossas mídias sociais também estamos fortalecendo ações concretas. Vamos ir para as ruas, mobilizar, conversar com as pessoas divulgando os nossos argumentos para a sociedade”, reforçou o vereador criticando duramente a proposta. “Eles não pensam no futuro do planeta. Foi a vitória do atraso”, destacou Silvio Camelo. “Como poderemos receber os chefes das nações de todo o mundo com a aprovação de um novo Código Florestal que desrespeita o meio ambiente”, assegurou.
“O retrocesso na legislação ambiental aprovada deve ser contido pela presidenta. Ela não pode proteger desmatadores nem permitir o avanço sobre áreas protegidas como mananciais e matas ciliares”, explicou o vereador. Camelo lembrou que o relatório do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) autoriza atividades agrícolas em Áreas de Preservação Permanentes, permite que cada estado estabeleça a área de regularização ambiental, além de consentir à anistia para os desmates ocorridos até julho de 2008.
O vereador reforçou que nos próximos dias uma mobilização envolverá todos os militantes do PV em Alagoas. “Vamos focar no apoio que vem da Internet, onde boa parte da sociedade está centrada, e não aceita este retrocesso, tendo em vista a votação do PV nas últimas eleições presidenciais. Também vamos buscar força nas comunidades e especialmente na Igreja Católica, que no ano passado, trouxe a reflexão na Campanha da Fraternidade, debatendo o Meio Ambiente, e falando da importância de sua defesa para o nosso futuro na terra”, destacou Silvio Camelo.