Estudantes da Escola Estadual Fernandes Lima, localizada no Sítio São Jorge, realizam na manhã desta quarta-feira, dia 23, protesto em frente à unidade de ensino e pedem o afastamento da interventora e a volta da antiga diretora. Os estudantes acusam a interventora de instaurar uma ‘ditadura’ dentro da escola.
Os estudantes bloquearam a principal via de acesso ao Sítio São Jorge e utilizaram pneus e galhos de árvore para obstruir a via nos dois sentidos. O trânsito no local ficou lento, mas uma equipe de gerenciamento de crise foi acionada e negociou a desobstrução com os manifestantes.
Segundo os próprios alunos, a antiga diretora foi denunciada à Secretaria de Educação por “não cuidar bem da escola”, mas os estudantes pedem a volta da ex-gestora e o afastamento da interventora.
As denúncias incluem declarações racistas. “Ela chama os alunos de macacos e ameaçou cortar o dedo de um dos estudantes por que ele quebrava os ventiladores da escola,” contou um dos pais que integravam o protesto. Após princípio de tumulto, um forte aparato policial foi deslocado para o local.
A interventora – que estava no interior da escola no momento que a equipe do Alagoas24horas esteve no local – se recusou a contar sua versão dos fatos e não falou com a imprensa. Com a pista liberada, o trânsito no entorno da escola é lento.