Durant e LeBron promovem duelo de astros na final da NBA

ESPNFinal da NBA

Final da NBA

Após aproximadamente seis meses de competição, Oklahoma City Thunder e Miami Heat começam a decidir nesta terça-feira quem será o grande campeão da NBA na temporada 2011/12. A primeira partida acontece às 22 horas (de Brasília), na Chesapeake Energy Arena, casa do Thunder, com transmissão ao vivo dos canais ESPN. Além de toda a emoção e disputa, a série chama atenção pelo confronto de dois dos principais jogadores da Liga atualmente: Kevin Durant e LeBron James.

Como já era esperado, os dois astros foram essenciais nas campanhas de suas equipes. Cestinha da competição pela terceira vez, com média de 28 pontos por jogo, Durant comandou o Thunder à sua primeira decisão e quebrou um longo tabu. Há 14 anos uma franquia não vencia a Conferência Oeste além de Los Angeles Lakers, San Antonio Spurs e Dallas Mavericks. Profissional há apenas quatro anos, o ala se tornou referência em seu time e a principal esperança da cidade de Oklahoma, que até então nunca havia disputado uma final em nenhum esporte norte-americanoNos playoffs, o camisa número 35 possui médias de 27.8 pontos e 7.9 rebotes por partida. Ciente de que terá a missão de atacar e defender contra LeBron James, Durant evita qualquer tipo de comparação ou competição direta com a principal estrela do Miami Heat.
"As pessoas ficam falando que é um duelo entre eu e LeBron, mas é Thunder contra Heat. Eu sei que todos estão preocupados com o que vai acontecer quando ficarmos no 1 contra 1, mas vamos jogar como um time. Todos estamos focados e sabemos que temos uma grande oportunidade", analisou Durant na coletiva oficial antes da decisão.

Atualmente com 23 anos, o ala do Thunder é um dos jogadores mais jovens a chegar à final da NBA. Apesar da "inexperiência", o atleta ficou em segundo lugar na votação para MVP (jogador mais valioso) neste ano, atrás apenas do próprio LeBron. Para atingir a série final, o ala mostrou talento deixou para trás nomes como Kobe Bryant, Tony Parker,Tim Duncan e Manu Ginóbili.

Assim, Durant nega que sentirá a pressão de atuar em uma série decisiva. Vale lembrar que essa será a 12ª vez na história que os dois jogadores mais votados para o melhor da temporada se enfrentam na final e a primeira desde 1998, quando o Chicago Bulls, de Michael Jordan, enfrentou o Utah Jazz, de Karl Malone.

"Eu já joguei uma série de jogos grandes. É claro que vão dizer que ainda não é minha hora, que é muito cedo. Mas quando eu era pequeno minha mãe dizia: ‘Não importa o que os outros são. Não deixe que sua idade seja a razão para você não ter sucesso’. Nós éramos, mas novos que o San Antonio Spurs e conseguimos competir", declarou Durant.

A busca por redenção de LeBron

Do outro lado da quadra estará LeBron James. Um dos jogadores mais badalados da NBA, o camisa número 6 do Heat foi eleito pela terceira vez o MVP (jogador mais valioso) da competição e terminou a temporada regular com 27.1 pontos por jogo. Nos playoffs, o ala possui a incrível média de 30.8 pontos e 9.6 rebotes, levando o time comandado pelo técnico Erik Spoelstra à segunda final consecutiva.

O ápice de LeBron foi na série final da Conferência Leste, contra o Boston Celtics, quando manteve uma média de impressionantes 33.6 pontos e igualou o lendário Kareem Abdul-Jabbar como o jogador que marcou ao menos 25 pontos em todas as partidas contra o time de Massachusetts em uma decisão.

Ansioso para disputar a terceira final da carreira, o ala diz saber que precisa superar Durant em diversos aspectos, mas também prefere não falar muito sobre o confronto direto com quem ele define como um bom amigo.

"Nossa relação tem crescido desde o colégio. Vou ajudá-lo no que ele precisar, menos na quadra. Nossa amizade é muito boa, vai continuar crescendo. Eu estou feliz por estar em posição de enfrentá-lo na final", declarou LeBron.

Ainda em busca do primeiro título, o ala convive com a fama de "sumir" nos momentos decisivos de um jogo. Apesar da forte pressão, o camisa número 6 do Heat afirma que não pretende provar nada a ninguém durante a terceira final da carreira.

"Eu joguei muito para mostrar que as pessoas estavam erradas no último ano e isso não vai acontecer novamente. Quero apenas jogar o meu jogo. Farei o que precisar para fazer meu time vencer. Eu não quero saber quem vai ser o melhor do jogo, isso não importa para mim", disse LeBron.

Encontros na temporada regular

As duas estrelas já se encontraram duas vezes na temporada regular e estão empatadas em 1 a 1. No primeiro confronto, disputado no dia 25 de março, o Thunder bateu o Heat, na Chesapeake Energy Arena, por 103 a 87. O grande nome da partida foi justamente Kevin Durant, que marcou 28 pontos, pegou nove rebotes e distribuiu sete assistências.

No último duelo, realizado no dia 4 de abril, foi a vez de LeBron James brilhar na American Airlines Arena. Com 34 pontos, dez assistências e sete rebotes, o ala foi o destaque do jogo.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário