O documentário musical alagoano Sabiá abre, nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, a mostra Bossas Musicais do XIX Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo. A sessão tem início às 15h, no Centro Cultural dos Correios. Filmado em 2010 e finalizado este ano, Sabiá é um curta metragem que retrata o artesão Normando Sandes, o conhecido Nan, da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar.
Autodidata de violão, cavaquinho, guitarra e rabeca Nan é também compositor e, no documentário, apresenta algumas de suas canções. “Eu tenho música brega, música chique (…) porque de tudo você tem que usar,” diz o artista sertanejo, que é tido como apaixonado, lá na Ilha do Ferro. “O cabra que não for apaixonado sabe o que é? Não tem nada na cueca, que acha?”, provoca.
Filmado durante dois dias, em agosto de 2010, na Ilha do Ferro, o documentário de Wladymir Lima e João Luiz Valente, do coletivo radicais livres, foi produzido de forma totalmente independente. A trilha sonora é do próprio Normando Sandes.
O material gravado serviria inicialmente para uma pesquisa. “Levamos uma câmera portátil de alta definição, e saímos com várias ideias de documentários e as gravações com o Nan. Mas a falta de tempo e de dinheiro inviabilizaram a realização num curto prazo. Daí decidimos montar o documentário com o material que tínhamos”, explica Wladymir Lima, que também assina a montagem do filme.
“O que a gente queria era devolver em forma de produto audiovisual a mesma atmosfera do contato com o artista. Hoje penso que se tivéssemos tido uma produção maior, mais planejada, talvez não tivéssemos conseguido a mesma espontaneidade que o personagem revela no filme”, conclui.
Clique no link para conhecer a mostra da qual Sabiá participa: http://www.cinesul.com.br/site_2012/m_paralelas_bossas.shtml