Secretários dos 26 estados brasileiros discutem políticas tributárias em Maceió

Ascom SefazSecretários dos 26 estados brasileiros discutem políticas tributárias em Maceió

Secretários dos 26 estados brasileiros discutem políticas tributárias em Maceió

Secretários de Finanças e Fazenda dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal estão reunidos, até a sexta-feira (22), no Hotel Radisson, em Maceió, participando do 146˚ Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), onde discutem questões referente às políticas tributárias adotadas no país.

Na ocasião, o secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, Mauricio Acioli Toledo, anfitrião do 146˚ Confaz, deu as boas vindas aos demais secretários e equipes de finanças dos estados da federação brasileira e agradeceu a participação dos gestores na reunião que acontece na capital alagoana.

“Agradeço o empenho de todos para que o Confaz aconteça em Alagoas e desejo aos secretários e as equipes técnicas sabedoria e equilíbrio para que as decisões aqui tomadas sejam balanceadas a favor de todos os estados brasileiros”, disse Mauricio Acioli Toledo.

No encontro de caráter técnico, que visa promover o aperfeiçoamento do federalismo fiscal e a harmonização tributária entre os Estados da Federação, são discutidas questões tributárias referentes ao ICMS, procedimentos operacionais a serem observados pelos contribuintes, assim como, a fixação da política de Dívida Pública Interna e Externa, avaliada em colaboração com o Conselho Monetário Nacional (CMN).

Realizadas trimestralmente, as reuniões ordinárias do Confaz com os secretários estaduais são presididas por representantes do Ministério da Fazenda, e contam com a participação de integrantes da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), da Secretaria da Receita Federal (SRF) e da Secretaria do tesouro Nacional (STN).

As Secretarias de Fazenda de todos os Estados mantêm uma Comissão Técnica Permanente (Cotepe), que se reúne regularmente, com o objetivo de discutir temas tributários de interesse comum, e específicos de Estado, para que possam ser decididos nas reuniões periódicas.

O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), constituído pelos Secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação de cada Estado e Distrito Federal e pelo Ministro de Estado da Fazenda, é um órgão deliberativo instituído em decorrência de preceitos previstos na Constituição Federal, com a missão maior de promover o aperfeiçoamento do federalismo fiscal e a harmonização tributária entre os Estados da Federação.

Fonte: Ascom Sefaz

Veja Mais

Deixe um comentário