Internautas reclamam de mudanças, sem aviso dos Correios, em CEPs

Moradores de bairros onde houve mudanças reclamam que não foram informados.

JornalNoroesteCorreios afirmam que entrega de cartas não será comprometida

Correios afirmam que entrega de cartas não será comprometida

A mudança no Código de Endereçamento Postal (CEP) de alguns bairros sem o aviso prévio dos Correios deixou a população confusa e até preocupada. Internautas que residem no bairro de Mangabeiras procuraram o Alagoas24Horas para informar que só descobriram a mudança ao tentar fazer cartões de crédito, tirar segunda via de CPF e um dos internautas, quando tentou se inscrever em um concurso público.

Um desses internautas, que reside na Rua Desembargador Valente de Lima, no bairro de Mangabeiras, conta que na semana passada esteve nos Correios para solicitar a segunda via do CPF e foi informado que o CEP apresentado no comprovante de residência – e usado há pelo menos 20 anos – era inexistente ou inválido. “O documento só foi emitido porque o próprio funcionário consultou o site da empresa e atualizou o endereço. Eu ainda levei uma bronca do funcionário para me atualizar sobre o CEP correto”, contou.

Outro internauta disse que teve problemas para se inscrever em um concurso público. Ele também só descobriu que seu CEP havia mudado quando pesquisou o endereço no site dos Correios. “Ninguém foi informado sobre as mudanças, sequer sobre o motivo da alteração nos endereços”, criticou o internauta.

Outro caso chegou ao Alagoas24Horas por meio da assessoria de uma candidata a vereadora por Maceió. Em nota enviada à imprensa na tarde de ontem (17), a assessoria contou que houve mudança no CEP da rua onde está localizado o comitê da candidata, após mais de 30 anos com o mesmo endereço.

A assessoria também reclamou que a falta de informação sobre a mudança teria dificultado a obtenção do CNPJ, que possibilita abrir conta bancária para iniciar a campanha. Somente 11 dias após dar entrada no processo a candidata descobriu o motivo da demora na liberação.

O gerente de atividades externas dos Correios, Richarles Sampaio, explicou que a mudança de CEP não se deu em toda a capital. A Prefeitura de Maceió teria entregue o mapa atualizado do IBGE com alterações nos bairros, a exemplo de Mangabeiras, Jatiúca e Barro Duro. “Algumas ruas possuíam CEP antigo, porém, provisório, como a Paulina Maria Mendonça, que precisou ser atualizado. Também houve casos de redefinição de território, ou seja, CEP diferentes dentro do mesmo bairro, como ocorreu na Dona Constança, na Jatiúca”, disse Sampaio.

Ainda segundo o gerente, mesmo nos locais onde houve mudanças os carteiros continuam entregando normalmente a correspondência, porque eles têm um prazo para adequação dos endereços. Os correios estão entregando um comunicado para informar os moradores sobre as mudanças e garante que não haverá nenhum prejuízo à população.

O que fazer?

Quem estiver em dúvida sobre a mudança no CEP deve conferir os dados no site dos Correios (http://www.correios.com.br) e pesquisar pelo endereço. A orientação da empresa é que cada cidadão informe o novo CEP às empresas que emitem boletos de cobrança para que não haja posterior problema na entrega das correspondências.

Veja Mais

Deixe um comentário