Durante a apresentação do plano de gestão da pista de skate do Parque Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, neste domingo (29), o prefeito da cidade, Eduardo Paes decidiu arriscar manobras e acabou levando um tombo.
A pista de 3.850 metros quadrado permite a prática das quatro modalidades de skate: bowl, bank, street e downhill. No entanto, o local passará também a ter regras que "objetivam maximar seu uso, por meio do incentivo à prática do esporte e métodos de segurança", segundo informou a assessoria da prefeitura.
Na noite de terça-feira (24), um skatista teria sido agredido por um guarda municipal, enquanto fazia manobras no local. A agressão foi filmada e postada no YouTube. O agente foi afastado de suas funções e será demitido.
As pistas vão contar com 15 profissionais que trabalharão em dois turnos na orientação dos frequentadores. Além disso, todos receberão folhetos gratuitos com explicações sobre uso adequado das pistas.
Horários determinados
O conjunto de pistas também funcionará em horários determinados. De terça a sexta-feira, das 10h às 22h, e nos sábados, domingos e feriados das 9h às 22h. Segundo a prefeitura, também será criado um horário infantil (para crianças até 12 anos), das 9h às 12h, nos finais de semana e feriados. As crianças devem estar acompanhadas de um responsável ou apresentar termo de responsabilidade.
As novas regras passam a valer a partir da conclusão do cercamento da pista, que estará concluído em até 60 dias. Também será instalado um totem informativo com as orientações para o uso adequado das pistas.