É inegável o poder que o turismo temna economia alagoana e o crescimento do setor nos últimos anos reflete a suaforça. Prova disso são os números ascendentes divulgados a cada mês. São maisturistas chegando, aumento na ocupação dos hotéis, maior fluxo econômico emdiversos setores ligados à atividade turística. Nesse cenário, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas – ABIH-AL – comemora 35 anos, nodia 10 de agosto, com um balanço mais do que positivo.
O turismo em Alagoas vem atravessandoum bom momento e isso se deve ao trabalho conjunto das iniciativas público eprivada que estão cada vez mais voltadas a essa nova realidade do turismo emnosso Estado. Os números apresentados pelo fluxo de turistas no aeroporto Zumbidos Palmares, que ultrapassa a marca de 1,5 milhão de passageiros ao ano, assimcomo pela ocupação hoteleira, que mantém média anual acima de 70%, constatamque com as parcerias firmadas entre a ABIH-AL e os governos Federal, Estadual eMunicipal através da SETUR e SEMPTUR, MC&VB, SEBRAE, SHRBS-AL, Ministériodo Turismo, além de outras entidades ligadas direta ou indiretamente àatividade turística, demonstram a seriedade e a preocupação no planejamento dasações.
Os números impressionam, ainda maisquando se observa que, de 2008 a 2012, Maceió teve um incremento de cerca de50% no número de leitos, passando de 9.800 para 14.800. “São cinco mil leitos amais a ser ocupados por hóspedes e, mesmo assim, conseguimos aumentar nossataxa de ocupação”, explica Glênio Cedrim, presidente da ABIH-AL no biênio2012/2013.
A previsão é que ainda em 2012 sejaminaugurados mais três hotéis em Alagoas: um na Praia do Francês e dois emMaceió. A hotelaria alagoana é uma das melhores e mais modernas do Nordeste. Osmeios de hospedagem inaugurados nos últimos anos, como Radisson, SalinasMaceió, Ritz Coralli, Mercure, Holliday Inn Express, Ritz Suítes, Tropicalis,Brisa Mar, Gungaporanga, Kenoa, entre outros tantos, demonstram a qualidade danossa hotelaria.