Jérôme Valcke inicia nesta terça-feira sua quarta visita ao Brasil no ano

ReutersJérôme Valcke visitará a Arena Amazônia e a Arena Pantanal

Jérôme Valcke visitará a Arena Amazônia e a Arena Pantanal

Livre de polêmicas e em um bom momento no relacionamento com o governo brasileiro, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, inicia nesta terça-feira sua semana de compromissos no país. Na agenda, visitas a Manaus e Cuiabá, além de reunião com o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014.

O primeiro compromisso será na capital do Amazonas. Acompanhando dos membros do COL, Ronaldo e Bebeto, e do secretário-executivo do ministério do Esporte, Luís Fernandes, o dirigente francês terá um encontro fechado na sede do governo estadual, por volta das 11h. Após o almoço, a comitiva segue para a Arena Amazônia, onde ocorrerá a vistoria ao estádio – palco de quatro jogos do Mundial de 2014.

Ainda na terça, as comitivas da Fifa e do COL embarcam para Cuiabá, já que a agenda na quarta-feira começará cedo. Logo às 8h, no Palácio Paiaguás – sede do governo estadual -, Valcke entregará o prêmio de um concurso cultural, realizado nas escolas públicas da capital do Mato Grosso. Após a solenidade, ele visita a Arena Pantanal.

O plano original de Jérôme Valcke era visitar Cuiabá em março. Na época, o dirigente tinha vistoria agendada na Arena Pantanal. No entanto, após desavenças com o governo brasileiro, a viagem foi adiada.

– Desta vez, nossa viagem nos levará a dois lugares muito especiais no Brasil: à Amazônia e à porta de entrada para o Pantanal, dois exemplos perfeitos da bela diversidade do país. As visitas são muito importantes, não só para conferir in loco o avanço nos estádios e na infraestrutura em geral, mas também para ter condições de debater nossa missão conjunta com os representantes das cidades-sede e seus Estados, já que são eles que proporcionarão o campo de jogo para as seleções e suas torcidas – disse Jérôme Valke, por meio de nota.

Na quinta-feira, no Rio de Janeiro, Valcke terá novo encontro com membros do COL e do governo brasileiro para discutir os próximos passos nos preparativos para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Presidente da CBF e do COL, José Maria Marin estará presente.

O dirigente voltará ao país em outubro para conhecer as obras de reforma do Maracanã e do Beira-Rio. No fim de novembro, ele retornará para o sorteio da Copa das Confederações, que será realizado em São Paulo. Na época, também serão conhecidos os candidatos à Bola de Ouro.

Passagens pelo Brasil
Essa será a quarta vez que Jérôme Valcke vem ao Brasil neste ano. Em janeiro, o dirigente visitou as obras do Castelão (Fortaleza) e da Arena Fonte Nova (Salvador), além de ter se reunido com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em Brasília.

Por conta da declaração de que “o Brasil merecia um chute no traseiro” devido à demora na aprovação da Lei Geral da Copa, a visita de Valcke em março foi cancelada. O retorno ocorreu somente no final de maio para o lançamento do slogan oficial da Copa do Mundo e o anúncio da tabela da Copa das Confederações.

No mês seguinte, em junho, Valcke retomou as vistorias aos estádios para 2014. A Arena Pernambuco (Recife), a Arena das Dunas (Natal) e o Estádio Nacional Mane Garrincha (Brasília) foram seus destinos. A capital federal também foi a sede do último encontro com governo e COL.

Fonte: Globoesporte.com

Veja Mais

Deixe um comentário